Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Pacatuba se reuniram para estabelecer metas para o ano de 2015. O encontro contou com a participação de cinco coordenadores municipais e também da primeira dama, Iara Martins, que vem acompanhando as ações e projetos desenvolvidos na Pasta. Na ocasião, foram discutidos estratégias de trabalho para atividades que serão realizadas em parceria com outras secretarias.
A secretária municipal de Saúde, Maria Jairlene Cardoso, afirma que a prioridade para este ano está focada em dois aspectos: planejamento e qualificação. “Já nos reunirmos com os médicos, enfermeiros e odontólogos que compõe o quadro. Agora estamos conversando com os coordenadores. Queremos estabelecer caminhos para que possamos dar mais qualificação a todo o pessoal e com isso reverter em um melhor atendimento para a população”, espera.
A Pasta da Saúde hoje conta com cinco coordenadorias. São elas: de Atenção Básica; de Vigilância Epidemiológica; do Centro de Atenção Piscosocial (CAPS); do Núcleo de Atenção à Saúde da Família; e do Controle de Endemias. “Estamos decidindo as estratégias até junho deste ano e entre os eventos, está o Saúde nas Escolas, que vamos fazer em parceria com as secretarias de Educação e de Assistência Social”, informa a Jairlene.
Entre as prioridades da equipe está a ampliação do atendimento e o melhor acolhimento dos pacientes. Para a primeira dama, Iara Martins, estas são metas que precisam ser alcançadas. “As reuniões estão acontecendo para depois cairmos em campo e ampliar nossos serviços para todo o município. Em 2014 aconteceu uma série de mutirões e para este ano queremos que aconteçam mais. Vamos trabalhar para isso”, pretende, junto à equipe de Saúde.
Mensalmente a comunidade já conta com o Mutirão do Glaucoma, onde pacientes são receitados e recebem medicação adequada para o tratamento. Em Pacatuba, já foram detectados quase 200 casos depois que começaram as atividades. “Sabemos que existem mais pessoas, por isso é importante esses tipos de atendimento, que aproximam mais a comunidade dos serviços ofertados”, entende Iara Martins.
Capacitação permanente
Entre as ações previstas para este ano está a capacitação dos agentes comunitário do município. O curso começa no próximo dia 27. “Queremos que eles participem mais e nos deixem mais informados sobre a situação das famílias visitadas. Com informações precisas sobre o quadro de nutrição, por exemplo, podemos agir de forma mais imediata, evitando agravar a situação. Todos esses aspectos são importantes para evolução do atendimento”, explica a secretária Jairlene.
Um dado importante passado por ela é que apesar do Brasil ainda conviver com aspectos de desnutrição em algumas regiões, o fator da obesidade vem colocando o País entre os que possuem pacientes de risco no quadro mundial. “Convivemos com este paradoxo. Por isso o trabalho dos agentes comunitários é muito importante. Queremos que eles detectem esse tipo de situação para formularmos dados que possam servir em ações futuras”, espera.