Seed discute Crimes Cibernéticos com professores
ASN
04/06/2014 -

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta quarta-feira, 4, uma palestra sobre "Crime Cibernético: O impacto da internet nos Jovens e Adolescentes", para os professores da Diretoria Regional de Educação (DRE-8), que abrange as escolas da Grande Aracaju. A palestra foi ministrada pelo delegado Alessandro Vieira, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos. O evento ocorreu a partir das 9h, no auditório Professora Maria Hermínia Caldas, situado no Complexo Administrativo da Seed. A iniciativa foi do Núcleo de Tecnologia Educacional da DRE -8.
 
Durante o encontro, o delegado falou sobre diversos pontos importantes sobre as atividades criminosas na internet, como pedofilia, crimes contra o patrimônio, cuidados com o que se é postado nas redes sociais, span, entre outros. Ele destacou que os professores são o público mais importante, pois eles têm acesso a uma enorme quantidade de alunos. "Temos que trabalhar essa vivência do mundo digital de uma forma muito consciente e profissional, porque tudo o que se faz na internet gera uma repercussão de uma magnitude que não podemos prever na hora. Uma imagem que é postada ou uma frase mal colocada pode ser amplificada e gerar constrangimentos, além de repercussões criminais", explicou.
 
A técnica do Núcleo de Tecnologia Educacional (N-08), Maria Cândida Sampaio, que coordenou o evento, destacou que essa palestra tem como foco os professores, para que eles saibam como se proteger de algumas postagens ofensivas em redes sociais. "O professor está vulnerável a tudo e passa por certas dificuldades quando algum aluno acaba ofendendo nas redes sociais. É importante que o professor saiba como lidar com isso", disse.
 
O diretor da DRE-8, Everaldo Fontes, afirmou que os professores são formadores de opinião, e tanto eles quanto alunos interagem nas redes sociais. "Vir aqui um delegado de polícia especialista nessa área para conversar com os professores sobre os crimes mais comuns é algo interessante. As pessoas começam a perceber que são passíveis de serem penalizadas com esses crimes", afirmou.
 
Importância
 
Professores que participaram da palestra destacaram a necessidade de se ter essas informações para melhor trabalhar com os alunos. Foi o caso de Maria das Dores Santos, que ensina na Escola Estadual João Paulo II. Para ela, é necessário ensinar Às crianças desde cedo a utilizar essas ferramentas tecnológicas. "É preciso trabalhar com as crianças para ensiná-las desde cedo que a internet não é para uso apenas diversão, mas também de aprendizado, fazendo com que elas evitem também o acesso a certos sites que são impróprios para elas. É importante também que os pais saibam como a criança deve usar a internet", disse.
 
Já o professor Boni Guimarães Santos, que ensina no Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, aproveitou a palestra para tirar suas dúvidas sobre compartilhamento indevido de fotografias pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Para ele "crimes cibernéticos hoje em dia são algo muito corriqueiro, que acontece demais. Os jovens desde cedo estão procurando cada vez mais se informatizar".
 
WebRadio
 
Ainda durante o encontro, foi realizada a apresentação da WebRádio da DRE-8. De acordo com o técnico da DRE-8 Gilvan Rosa, o projeto se iniciou no Colégio Estadual Prof. Antônio Fontes Freitas, onde primeiramente foi montada uma rádio escolar, e que depois passou a ser uma WebRádio, transmitida através do site www.educar-arte.com.
 
"A iniciativa partiu dos alunos, e transmitimos desde músicas, programas e vinhetas, tudo voltado para a educação e saúde, além de diversas dicas sobre os mais variados assuntos", explicou. A expectativa é ampliar a atuação da WebRádio para outras escolas da DRE-8.