A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta terça-feira, 26, uma reunião com diversas entidades que estarão envolvidas com a realização da Semana da Pátria e do Desfile Cívico e Militar em comemoração à Independência do Brasil.
O encontro aconteceu no auditório da Seed, e teve como convidados representantes do Palácio do Governo, Marinha, Polícia Militar, 28º Batalhão dos Caçadores, Força Aérea Brasileira (FAB), SMTT, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, EMURB, EMSURB, SAMU, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, e CPTRAN.
Durante a reunião, o chefe do Cerimonial da Seed, Almir Garcez, mostrou passo a passo como será a realização da Semana da Pátria e do desfile do 7 de Setembro. Ele discorreu sobre a abertura da Semana da Pátria, a se realizar no dia primeiro de setembro, na praça Fausto Cardoso, com acorrida do Fogo Simbólico da Pátria. Todo o esquema, desde a chegada dos alunos ao local de concentração, até o final do desfile, foi destacado pelo chefe do cerimonial.
Com o tema "Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós”, a Semana da Pátria contará com o envolvimento de cada uma das instituições parceiras. Para garantir mais segurança aos estudantes, por exemplo, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) irá interditar por alguns minutos algumas ruas para a realização da corrida da Fogo Simbólico. Já a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) contará com equipes no local para fazer a limpeza das ruas. Todas as outras instituições terão também um efetivo para auxiliar no momento do desfile Cívico-Militar que ocorrerrá no dia 7 de setembro na avenida Barão de Maruim.
Semana da Pátria
A Semana da Pátria terá início no dia 1º de setembro, a partir das 8h, na Praça Fausto Cardoso, com a 77ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O tema deste ano será "Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós”.
A abertura terá início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores – Campo Grande. Logo em seguida haverá o hasteamento das bandeiras do Brasil, Mercosul, Sergipe e Aracaju, por autoridades presentes.
A Corrida do Fogo Simbólico sairá da Ponte do Imperador conduzida por alunos da rede estadual de ensino que se destacaram nos Jogos Paralímpicos. Os estudantes irão percorrer a travessa José de Faro, Praça Olímpio Campos, travessa Benjamin Constant, retornando à Praça Fausto Cardoso, quando um aluno conduzirá a tocha do fogo simbólico da pátria até a secretária de Estado da Educação, Hortência Araújo, que acenderá a pira, instalada no palanque oficial.
Participarão da abertura da Semana da Pátria representações das Forças Armadas, comandante da Capitania dos Portos do Estado de Sergipe, comandante do 28º Batalhão de Caçadores (Batalhão Campo Grande), chefe da 19ª Circunscrição do Serviço Militar, comandante do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Aracaju.
Além dessas representações, participarão também autoridades civis e militares, comunidade sergipana, escolas das redes pública estadual e particular, grupos comunitários, atletas, SAMU, SMTT, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Conselheiros Tutelares.
As comemorações pela Independência do Brasil prosseguem no período de 3 a 6 de setembro, com o hasteamento solene das bandeiras no Complexo Administrativo da Seed com a participação de alunos de escolas da rede estadual.
No dia 5, haverá a missa solene da Independência no auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na sede da Seed, a partir das 9h. No dia 6, acontecerá o desfile cívico estudantil às 16h, na rua Nestor Sampaio.
Sete de Setembro
As atividades alusivas à Semana da Pátria culminarão no dia de 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, com os desfiles cívico e militar na avenida Barão de Maruim. O desfile terá início às 8h, com a Parada Militar, na avenida Barão de Maruim, e prosseguirá com a participação de 26 escolas, 20 das quais são da rede estadual e seis da rede particular de ensino.
O evento será aberto pela Parada Militar, com desfiles a pé e motorizado. Depois será a vez do desfile comunitário, com representações de conselhos, clubes e institutos comunitários. Logo em seguida haverá o desfile estudantil, com o tema "Liberdade, Liberdade, Abre As Asas Sobre Nós”, momento em que os estudantes das redes estadual, federal e particular de ensino entrarão na avenida.