Seed e SSP debatem sobre segurança no III Seminário Cidadania e Paz nas Escolas
Ascom/Seed
13/05/2015 -

Cerca de 500 ouvintes, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos e operadores da segurança pública, lotaram o Teatro Atheneu na manhã desta quarta-feira, 13, onde foi realizado o III Seminário em Educação - Cidadania e Paz nas Escolas.

 

O evento, que foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), teve como tema principal a "Educação para a paz e transformação de conflitos: desafios para a sustentabilidade humana".

 

A superintendente Executiva da Seed, Marieta Barbosa, destacou a importância das parcerias neste combate contra a violência nas escolas. "Qualquer parceria é fundamental, principalmente com a SSP, ao tratar da questão da violência, da segurança e da garantia do exercício da cidadania.

 

É importante também que a sociedade civil organizada, que as escolas, as famílias, todos se somem para fazer essa discussão, que já vem sendo feita há algum tempo no âmbito da Seed, mas tem se intensificado juntamente aos outros órgãos do Estado e com as escolas. Neste ano, a Seed criou o Núcleo de Prevenção à Violência, para trabalhar intersetorialmente, e este seminário já é uma dessas ações", explicou.

 

De acordo com a coordenadora do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, Thirza Mangueira, "neste evento iremos tratar sobre como podemos encontrar maneiras de atuar na prevenção e no enfrentamento da violência nas escolas e no ambiente em que a trabalhamos. Vamos disponibilizar conhecimentos aos profissionais para que eles possam atuar nessa frente com novas ideias e novas atitudes".

 

O evento contou com uma palestra ministrada por Genebaldo Freire Dias, que é bacharel em Ciências Biológicas e doutor em Ecologia. "O tema é Violência nas Escolas, mas tratada de uma forma sistêmica. A gente tem que entender porque isso acontece nas escolas. Creio que se as secretarias de Educação espalhadas pelo Brasil tivessem a iniciativa que a Seed teve, de trazer essa questão ao debate, nós já teríamos combatido a violência nas escolas com mais eficiência", afirmou.

 

Ainda durante o seminário, o palestrante fez o lançamento do seu 20º livro, intitulado "40 Contribuições Pessoais para a Sustentabilidade".

 

Importância

 

Os convidados do evento demonstraram satisfação com os debates e destacaram a importância do seminário. Foi o caso de Fábio Costa, coordenador do Programa Desarme. "Não se faz trabalho reativo em escola sem primeiro haver a parte preventiva. Esses projetos estão efetivamente adentrando nas escolas para tentar diminuir os índices de criminalidade naqueles ambientes", disse.

 

Representando a prefeitura de Aracaju, a secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles, não poupou elogios à realização do seminário.

 

"Quero parabenizar o governo do estado que, ao tomar essa iniciativa, de fato demonstra a preocupação pela cultura da paz, principalmente chamando os municípios para participarem. O município de Aracaju está disponível e disposto para, a qualquer momento, estar junto nessa busca constante pela paz nas escolas", declarou.

 

A professora Janice Santana, que participou pela primeira vez deste seminário, disse que "os conhecimentos aqui adquiridos vão fortalecer a nossa forma de trabalhar com os alunos, para que possamos ser multiplicadores da cultura da paz".

 

Presenças

 

Também estiveram presentes no seminário a superintendente da SSP, Rosenice Figueiredo; o diretor do Departamento dos Direitos Humanos e Cidadania, Antônio Bittencourt Júnior; o vereador Roberto Morais; a professora Josevanda Franco; o coronel Luis Fernando de Almeida; entre outras autoridades.