Seed vai acabar com filas em matrícula e fazer tudo “online”
Foto: Eugênio Barreto/Seed
Foto: Eugênio Barreto/Seed
Seed
23/02/2015 -

Tranqüilidade e organização. Estas duas palavras resumem o primeiro dia de matrícula no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, que teve início nesta segunda-feira, 23. Logo cedo, às 5h da manhã, foram distribuídas as senhas e, de forma ágil e organizada, as matrículas foram realizadas.  Porém, o secretário da Educação, Jorge Carvalho, afirmou que estas filas têm os dias contados, pois a partir do próximo ano a Secretaria de Estado da educação (Seed) estará introduzindo o sistema de matrículas ‘online' (via internet).  

 

Pais e alunos se alojaram na escola desde a última quinta-feira, 19, onde tiveram todo o acolhimento e apoio necessários com acesso aos banheiros e pátios da escola, além de café da manhã. Foram disponibilizadas mais de 200 vagas para a 1ª série do ensino médio.

 

A dona de casa Luciana Maria Santos, que mora no conjunto Fernando Collor, ficou surpresa com a recepção ao chegar à escola. "Estou aqui desde quinta-feira e fui muito bem tratada pelos funcionários. Ficamos alojados no interior da escola, protegidos da chuva e do frio, tivemos acesso aos bebedouros, banheiros e até ao café da manhã. Consegui matricular minha filha, que fez questão de estudar aqui, seguindo o exemplo de suas amigas que concluíram o ensino médio no Atheneu e hoje estão estudando na Universidade Federal de Sergipe", declarou.

 

 Quem também não perdeu tempo e chegou bem cedinho para garantir sua vaga foi a estudante Andréia Mendes. A jovem que mora no bairro Coroa do Meio sempre quis estudar no Atheneu. "Sem dúvida, é um dos melhores colégios de Sergipe. Por essa razão não pensei duas vezes, estou aqui desde sábado e tive toda atenção e acolhimento possível. Valeu à pena, pois consegui me matricular e agora só depende de mim. Vou me dedicar aos estudos", garantiu a estudante.

 

Para o trabalhador autônomo Pedro José Andrade, residente no conjunto Bugio, só pelo acolhimento dados aos candidatos ao ingressar na escola, o Atheneu já é nota 10. "Dormi aqui esses últimos três dias e não me arrependo. Fui bem tratado, todos os funcionários foram muito atenciosos e isso deixou claro que estou matriculando meus dois filhos no lugar certo. A equipe do Colégio Atheneu está de parabéns", salientou.

 

Preparação e empenho compensaram - O professor Genaldo Freitas, diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, garantiu que tudo saiu dentro do previsto. "Nós nos preparamos com antecedência para que todos os alunos e pais de alunos fossem bem acomodados, evitando tumultos e desconfortos. Tudo transcorreu dentro dos conformes, distribuímos as senhas bem cedo e antes das 6h da manhã já iniciamos as matriculas, minimizando a espera e garantindo vagas para todos que estiveram na escola desde a última quinta-feira", explicou o diretor.

 

Matrículas Online - O processo de matrícula em outras escolas localizadas na região central de Aracaju também ocorreu com traquilidade, a exemplo dos colégios estaduais Dom Luciano e Tobias Barreto. Ainda restam vagas nos colégios João Alves Filho, Jackson de Figueiredo, Governador Valadares, Djenal Queiroz e Valnir Chagas.

 

O secretário de Estado da Educação, professor Jorge Carvalho, garante que todas as escolas da rede estadual estão preparadas para receber os estudantes para o ano letivo de 2015. Ele informou que no próximo ano a Seed pretende realizar as matrículas online.

 

  "A nossa meta é fazer com que a partir de 2016 todas as matrículas da rede estadual de ensino sejam feitas online (via internet), para acabar de vez com filas e garantir mais comodidade a todos que quiserem ingressar em escolas da rede", explicou o secretário. Atualmente, a rede pública conta com 358 unidades de ensino em Sergipe.