Semana Nacional de Conciliação começa segunda-feira, 24
TJ-SE
20/11/2014 -

Com o objetivo de reduzir o estoque de processos na Justiça, nos dias 24 a 28 de novembro, o Tribunal de Justiça de Sergipe estará mobilizado na realização de métodos consensuais de solução de litígios, através da Semana Nacional de Conciliação.

 

Serão 1464 audiências nas unidades da Justiça sergipana, participantes na capital e interior do Estado, conforme levantamento das audiências marcadas até o dia 17 de novembro. Mais de cem pessoas, entre juízes, promotores, defensores públicos, conciliadores e pessoal de cartório estarão envolvidos na Semana de Conciliação.

 

Com o slogan “Conciliar: bom para todos, melhor para você”, a ideia central é disseminar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade da Justiça. Questões conflituosas que envolvam pensão alimentícia, guarda de filhos, partilha de bens, acidentes de trânsito, dívida em bancos, situação de discriminação ou violência, questão de vizinhança, entre outras, podem ser solucionadas por meio da conciliação.

 

Com a conciliação, ganha-se tempo, dinheiro e paz. Isso porque não é necessário gastar com documentos, produção de provas e custas judiciais. As partes não perdem tempo indo aos fóruns, nem sofrendo com o desgaste emocional causado pela manutenção de um conflito por tempo indeterminado. Todos os acordos conseguidos por meio da conciliação têm força de decisão judicial.