Seminário Nacional pode definir Desporto Escolar
22/10/2014 -
Já se encontram em Aracaju, os sergipanos que participaram em Teresina-PI, do IV Seminário Nacional do Desporto Escolar, entre os dias 18 e 19 de outubro. Durante o evento, o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Gilson Dória, fez uma exposição mostrando os principais pontos turísticos de Sergipe e da capital Aracaju. Isso porque, a capital sergipana recebe no período de 4 a 11 de dezembro, o Campeonato Sul-Americano de Desporto Escolar, reunindo mais três mil participantes, na disputa de 12 modalidades esportivas.
O IV Seminário Nacional do Desporto Escolar teve como foco, discutir o esporte escolar no Piauí, no Brasil e no mundo e encontrar soluções, que levem ao desenvolvimento desse segmento esportivo no Brasil. As palestras abertas ao público, ministradas no Grand Hotel Array, tiveram grande participação popular e despertaram o interesse dos presentes.
O secretário executivo da CBDE, Robson Aguiar, representou o presidente da entidade, o sergipano Antônio Hora Filho, que ficou de última hora, impossibilitado de comparecer ao evento.
Duas palestras em especial, prenderam a atenção dos participantes, despertando calorosos debates. Uma foi ministrada por Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude. Edgar falou sobre “A democratização do desporto escolar no Brasil e o protagonismo das escolas públicas”.
“Calor, atividade física e Doping”, foi o tema muito bem discorrido pelo Dr. José Roberto Barros, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, médico da CBFS, médico da CBDE e membro do controle de doping do COB.
A solenidade foi aberta na noite da sexta-feira pelo presidente da Federação de Esporte Escolar do Piauí, Francisco Braz, que deu as boas vindas aos participantes e falou sobre os objetivos do evento e da importância de conscientizar o desenvolvimento do aluno, como desportista.
- Vamos mostrar como é importante o trabalho de base. Um exemplo é o handebol na escola Caic Balduíno Barbosa de Deus, com o trabalho do professor Giuliano Ramos há mais de 10 anos. Temos também exemplos no badminton, no judô e na natação, explicou Francisco Braz.
Na cerimonia de abertura, aconteceu a premiação das escolas vencedoras dos Jogos Escolares do Piauí e apresentação da equipe de handebol masculino do Caic Baldinho Barbosa de Deus, que foi vice-campeã Mundial de Handebol Cadete, no mês de junho deste ano em Trabzon, na Turquia.
Outras Notícias