O deputado federal Fábio Reis e o presidente da Codise, Sérgio Reis, estiveram no gabinete do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, na tarde desta terça-feira (10). A pauta da reunião foi a construção e o andamento das obras dos aeroportos de Aracaju, Lagarto e Canindé do São Francisco.
Lagarto não poderia ter um aeroporto, já que não atende ao critério de estar a mais de 100 quilômetros de outro aeroporto. Dessa forma, o ministro sugeriu que o município disponibilize uma área para a construção do aeroporto e o deputado federal Fábio Reis apresente uma emenda destinando recursos para a obra. Assim, o aeroporto passaria a fazer parte do incentivo do Governo Federal, que irá subsidiar empresas que fizerem o transporte regional.
O presidente da Codise, Sérgio Reis, disse que era uma preocupação muito grande do governador Jackson Barreto em promover o desenvolvimento econômico no Estado. “Lagarto, Canindé e Neópolis são cidades que podem desempenhar o fomento do desenvolvimento econômico em áreas como turismo, agronegócio e indústria”, afirmou.
“A região Centro-Sul deverá ganhar, em breve, um distrito industrial. Tanto a implantação de uma matriz, quando o gasoduto, e, caso se consolide a construção de um aeroporto, novas indústrias, novas empresas ligadas ao turismo de negócio e de lazer, farão com que a economia se desenvolva, gerando emprego e renda para o povo sergipano. Este é um compromisso do governo de Sergipe”, frisou Sérgio.
O deputado Fábio Reis assegurou que entrará em contato com o prefeito de Lagarto, Lila Fraga, para analisarem a possibilidade de o município fazer a doação de uma área para a construção do aeroporto. Como parlamentar, Fábio vai destinar recursos por meio de uma emenda orçamentária. “Hoje nós temos um grande empresário do grupo Maratá que dispõe de duas aeronaves, mas que, por falta de aeroporto, precisa contar com os que têm no estado de Alagoas”, disse. O parlamentar se comprometeu a contribuir com o estado, alocando recursos para o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe.
O ministro também foi cobrado por celeridade nas obras do aeroporto de Aracaju e sobre o andamento das obras do aeroporto de Canindé do São Francisco. “É pertinente a preocupação do presidente da Codise. Estou empenhado em licitar e dar a ordem de serviço para a construção do aeroporto de Canindé até o final do ano”, garantiu Padilha.
A respeito das obras em Aracaju, Eliseu disse que estão em pleno funcionamento e dentro do cronograma pré-estabelecido.