Ele nasceu na Bahia, mas vive em Sergipe há mais de 40 anos e já se considera da terra. E foi nesta condição que o “baiano-sergipano” Ricardo Hsu venceu a segunda etapa da Copa Mosso de Mountain Bike. Realizada no município de Castro Alves, na Bahia, a competição reuniu quase 300 atletas de vários estados e categorias no último fim de semana. Com a vitória, Hsu se consolidou na liderança da categoria Master B2, já que ele também faturou a primeira etapa.
De acordo com o atleta, a competição foi exigente. “A prova foi difícil. Foram 1300 metros só de ascensão e uma descida escorregadia”. Apesar das dificuldades, Hsu explica que conseguiu manter sua estratégia. “Procurei impor um ritmo bem forte nas partes planas e administrar mais nos trechos difíceis”. Ricardo revela ainda que as etapas vencidas este ano foram as primeiras que ele faturou na competição, que se iniciou no ano passado.
A terceira e última etapa da Copa Mosso acontecerá em novembro em Feira de Santana. Para Hsu, as características da pista feirense o favorecem. “A prova de Feira tem menos subidas, com mais estradão. Como não uso suspensão e prefiro garfo livre na bicicleta, as condições da pista me favorecem”, explica. Aos 48 anos, Ricardo é micro-empresário, é atleta de ciclismo há oito anos e ainda tem um objetivo na modalidade. “Pretendo correr uma maratona de Mountain Bike”, explica.
A Copa Mosso contou ainda com a participação de vários atletas sergipanos. Na categoria sub-30, João Victor ficou em segundo e Victor Fontes chegou na décima posição. Na categoria Master A1, Ruy Rocha foi o oitavo. Pela modalidade Turismo, Daniel Soares ficou na décima colocação. E na Elite, por sua vez, Wesley Souza foi o quinto e Rivaldo Dantas foi o sexo colocado.