A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur), irá participar nessa sexta-feira, 5, no Auditório do Senac, da segunda etapa do ciclo de debates que abordam a prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolvida pelo Governo Federal. O intuito é sensibilizar profissionais ligados ao turismo, como empresários de hotéis, bares e restaurantes, entidades ligadas à saúde e demais setores interessados no tema, como estudantes, policiais e educadores.
No primeiro semestre, os encontros foram realizados nas 12 cidades que sediaram os jogos da Copa do Mundo e mobilizaram, cerca de duas mil pessoas. Foram distribuídas mais de meio milhão de peças de material publicitário, folhetos e adesivos a bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos do Brasil.
A segunda etapa contará com palestras e distribuição de folheteria nos meios de hospedagens. A adesão de todos é considerada fundamental e o objetivo é incentivar os trabalhadores do setor turístico e empresários a manter a campanha. “Sabemos que combater esse tipo de crime é difícil, porque muitos não denunciam, por isso começaremos pelos profissionais que lidam com crianças, adolescentes e da saúde. Nossa idéia é estimular essa campanha também com o trade em busca de uma visibilidade maior, chamando atenção nos principais portões de entradas de Sergipe, bares e restaurantes, meios de hospedagens e receptivos”, falou Maria Lourdes, assistente social da Emsetur.
Palestras
As palestras serão gratuitas e vão acontecer em dez capitais brasileiras: Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Teresina (PI), João Pessoa (PB), São Luis (MA), Maceió (AL), Vitória (ES), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Belém (PA). Nas ocasiões, o coordenador-geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto, apresenta a campanha Proteja Brasil, que estimula a população a prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de menores por meio do Disque 100. A campanha também está na internet, com um aplicativo distribuído gratuitamente pela Google Play ou App Store. Professores, gestores públicos, líderes comunitários e demais entidades que participam do encontro podem ter acesso ao Manual do Multiplicador.