Pelo segundo mês consecutivo, Sergipe não registrou condições de seca em seus territórios. É o que indica a análise da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), com a divulgação da intensidade e tipos de impactos da seca no mês de junho, nesta terça-feira, 23. A condição de seca também foi inexistente no mês de maio.
O levantamento é realizado a partir de dados disponibilizados pelo mapa do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Segundo a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, diante da atuação da neutralidade climática, a tendência é que as chuvas sejam distribuídas em todo o estado. “Em contrapartida, a predominância é de temperatura elevada, facilitando assim a perda de água do solo”, salientou.
A meteorologista acrescenta que o Oceano Atlântico está aquecido, facilitando a chegada de sistemas meteorológicos. “Com isso, a predominância é de condições para ocorrência de chuvas dentro da normalidade. Os episódios de chuvas tendem a contribuir com a permanência deste cenário nos próximos meses”, finalizou Wanda Tathyana.
O mapa pode ser acessado em https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=6&ano=2024
Fonte: Semac