Dos sete municípios sergipanos que, atualmente, estão com decreto de situação de emergência homologado pelo Governo do Estado, seis são por conta da seca e estiagem, e o município de Laranjeiras, no Território da grande Aracaju, em razão do alto índice de chuvas ocorridas nas últimas semanas.
O volume pluviométrico acima da média ocasionou o transbordamento do Rio Cotinguiba, e, por conseguinte, o alagamento de vias públicas no centro da cidade, dois povoados e um conjunto residencial, resultando em 48 pessoas desalojadas e 80 indiretamente afetadas.
Segundo o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, o município cumpriu os requisitos obrigatórios. “Por atender alguns critérios da Portaria de nº 260 do Governo Federal, a exemplo de relatório fotográfico, de danos humanos e materiais, bem como o relatório de prejuízos públicos, a Defesa Civil Estadual encaminhou um parecer técnico ao Governo do Estado, que homologou o decreto de situação emergencial, de modo que mediante as ações realizadas pela Supdec e a prefeitura, 46 desalojados já retornaram para suas casas e dois estão recebendo aluguel social”, explicou.
Também muito afetado pelas chuvas, o município de Maruim decretou situação de emergência. “Recebemos da gestão local a solicitação via sistema eletrônico, porém, no processo de avaliação constatamos a ausência de alguns elementos necessários, a exemplo dos relatórios de assistência social e de gastos do município. Informamos as pendências para que elas sejam solucionadas, e com os critérios atendidos, de acordo com a portaria, encaminharemos o parecer para o Governo do Estado”, ressaltou.
Seca e estiagem
Nos territórios do agreste central e centro sul sergipano, os municípios de Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Poço Verde e Tobias Barreto, respectivamente, permanecem com o decreto de situação de emergência vigente, em razão da seca e estiagem, cuja duração é de 180 dias. Já o município de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, terá a vigência concluída na próxima segunda-feira, 20.
Fonte: Governo de Sergipe