Das duas dezenas de praias sergipanas apenas a da Atalaia Nova, no município a Barra dos Coqueiros, está imprópria para o banho. Portanto evite se banhar no Rio Sergipe, especificamente nas imediações do antigo terminal hidroviário da Atalaia Nova. Segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), em nenhuma das outras praias foi constatada uma concentração máxima de coliformes termotolerantes de 1000 UFC/100m. Portanto, quem gosta de um bom banho de mar pode ir às praias de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Estância e Itaporanga D’Ajuda.
De acordo com a Adema, estão apropriadas para banho as praias do Jatobá e da Costa, na Barra dos Coqueiros; do Havaizinho, em frente à Praça de Eventos da Orla; da Atalaia Velha, em frente aos Arcos da Orla; da Bonanza, na região conhecida como Cinelândia, em frente à Passarela do Caranguejo; Banho Doce, Aruana, Robalo, Refúgio e Náufragos (Viral). Também apresentaram condições normais de balneabilidade o ponto da Praia de Pirambu situado nas proximidades da foz do Rio Japaratuba e a Praia do Porto; assim como todas as praias do Litoral Sul analisadas: Caueira, Abaís, Saco e Dunas.
O litoral de Aracaju é um dos principais destinos turísticos para os visitantes, assim como opção de lazer para a população local, pois o clima quente e úmido da estação é um convite para um refrescante banho nas suas praias. Aracaju é capital que mais tem praias limpas em todo litoral do país. É o que aponta o levantamento realizado pela Folha de São Paulo, indicando que das 10 praias aracajuanas, seis são boas e não estiveram impróprias em nenhum momento do ano, mantendo a balneabilidade, que consiste no processo que mede a qualidade da água como própria ou imprópria, principalmente para banho. A publicação considera boas as praias próprias em 100% das semanas monitoradas.
Fonte: Adema