Sete municípios sergipanos decretaram situação de emergência por conta da seca e estiagem. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil de Sergipe, os municípios são Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde, Frei Paulo, Canindé do São Francisco e Gararu.
O quadro de seca ocorre desde o mês de outubro de 2014. Segundo informações da Defesa Civil, ao todo, cerca de 145 mil pessoas estão afetadas com a estiagem nestes sete municípios.
De acordo com o coordenador Estadual da Defesa Civil, tenente coronel Erivaldo Mendes, a Defesa Civil está realizando a operação carro-pipa com o intuito de minimizar o sofrimento da população afetada. “Estamos com a operação em Poço Redondo, Canindé, Gararu e Frei Paulo. Hoje, são 40 carros-pipas distribuídos nessas localidades, onde a necessidade de água é maior", informa.
O tenente coronel Mendes acrescenta que o decreto de situação de emergência vale por seis meses. Ainda de acordo com ele, serão realizadas avaliações para levantar a necessidade do envio de caminhões-pipas para as demais cidades em situação de emergência. “Os outros três municípios [Monte Alegre, Glória e Poço Verde] não estão recebendo o carro-pipa porque a chuva, que caiu em Itabaiana, deu uma melhorada no cenário desses municípios. Vamos reavaliar a situação para ver a necessidade ou não da colocação do caminhão-pipa, caso as condições climáticas permaneçam”, afirma.
Caso a estiagem permaneça, a Defesa Civil acredita que até o mês de abril deste ano, outros municípios pdem decretar situação de emergência.