O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe registrou em 2014, sete mortes por afogamentos no litoral da capital sergipana. Segundo o Grumpamento Marítimo (GMAr) deste total três foram na Praia dos Artistas. Aracaju possui 27 quilômetros de praia, que vão desde a Praia dos Artistas, no bairro Coroa do Meio, até o final da rodovia José Sarney.
Com a chegada da estação mais quente do ano, oficialmente iniciada no dia 21 de dezembro, cresce a preocupação dos guarda-vidas que efetuam o trabalho de prevenção na orla marítima de Aracaju. Com o aumento da temperatura cresce o número de banhistas. “As praias nessa época ficam tomadas de banhistas, pois além do verão existe o período de férias e um grande fluxo de turistas. O Corpo de Bombeiros vem intensificando a prevenção com a utilização de placas de advertências na regiões mais críticas, além da orientação repassada pelos guardas-vidas”, destacou subcomandante do GMAr, capitão Eduardo Augusto
Ele orienta que o banhista evite o consumo de bebidas alcoólicas e mantenham a máxima atenção com as crianças. “Muitos casos de afogamentos estão relacionados ao consumo de álcool. Atendemos também muitos casos envolvendo crianças que se afogam por conta do descuido dos responsáveis”, salientou o capitão Eduardo.
O capitão informou que Os guarda-vidas dispõem de equipamentos especiais para salvamento e embarcações como botes, lancha e jet-skis.
Praia dos Artistas
De acordo com o capitão, das sete ocorrências com mortes três foram registradas na praia dos Artistas. “A praia é considerada a 4ª mais perigosa do País. O banhista que frequenta o local tem que ficar atento, pois já nos primeiros passos pode ser surpreendido por um canal que chega a seis metros de profundidade e uma forte correnteza. Essa praia sofre influência do rio Sergipe, que provoca erosão e forma um abismo bem perto das margens”, orientou.
Além da Praia dos Artistas, em Aracaju, outros locais merecem atenção especial a exemplo do litoral sul do Estado (Praias do Abaís e Saco), onde a prevenção fica a cargo de guarda-vidas municipais.
Sete pessoas morreram afogadas em praias de Aracaju este ano
31/12/2014 -
Outras Notícias