SMS e UFS realizarão Campanha de Saúde Vocal e Auditiva
Jornaldacidade.net
22/08/2014 -

De 26 e 29 de agosto será realizada uma "Campanha de Saúde Vocal e Auditiva" para os trabalhadores que fazem uso profissional da voz. Esta é uma ação da Saúde de Aracaju, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário, da Vigilância Municipal em Saúde do Trabalhador (Visat) e do Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cast). A atividade será desenvolvida em parceria com o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O intuito é produzir hábitos vocais saudáveis, o bem estar vocal e auditivo, a prevenção das possíveis alterações vocais e auditivas, além da promoção de mudanças nos ambientes e processos de trabalho. Segundo Karla Magaly Bonfim, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador, estão sendo ofertadas quatro turmas de 40 pessoas para realizar as atividades.  "Cada dia estaremos orientando 40 profissionais que fazem uso profissional da voz, como os trabalhadores da área da saúde e também da comunicação", destaca.

Karla Magaly esclarece ainda a que a campanha é fruto de uma parceria com os professores e estudantes de fonoaudiologia da UFS e será realizada através de palestras, triagens e orientações gerais aos trabalhadores. "As palestras terão cunho informativo sobre a voz e a audição, para capacitar os trabalhadores a compreender as variáveis e diferentes demandas do trato vocal, aproximando à sua realidade de trabalho. Já as triagens serão realizadas para conscientizar sobre a saúde vocal, higiene vocal e o uso adequado da voz profissional", declara a coordenadora.

As atividades acontecerão no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário, localizado na rua Minervino Souza Fontes, nº 65, Bairro Salgado Filho.

 

Programação

26/08 - 14h: turma composta por funcionários da Vigilância Sanitária de Aracaju, da Vigilância Epidemiológica, da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) e da Saúde do Trabalhador.

27/08 - 14h: atividades com os supervisores dos Agentes de Endemias.

28/08 - 8h: turma composta por professores da Academia da Cidade.

29/08 - 9h: atividades com os profissionais da comunicação e das assessorias de comunicação da Prefeitura de Aracaju.