Socorro: Agentes comunitários concluem curso em Educação Popular de Saúde
Alunos interagem durante dinânica
Alunos interagem durante dinânica
Agência Notícias de Socorro
18/07/2014 -

Cinquenta e sete profissionais comunitários de saúde da Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, concluíram nesta quinta-feira, 17, a terceira etapa do primeiro módulo do Curso de Educação Popular em Saúde.  A capacitação que durou quatro dias, foi realizada pela Fundação Estadual da Saúde com o apoio da Prefeitura de Socorro em parceria com a Unit (polo Shopping Prêmio), para os 12 municípios da regional.

 

O curso tem como objetivo aprimorar a atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias  em relação às práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a Educação Popular em Saúde.

 

A agente Marlene Silva Santos, da Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa, do Marcos Freire I (recém-inaugurada), afirmou que os conhecimentos adquiridos vão ajuda-la no relacionamento com os usuários do SUS. “Com essa qualificação, nós vamos atender melhor ao paciente, não só na unidade como também na residência dele levando orientações que ajudam na recuperação e preservação da saúde de toda família”.

 

Para Carlos Augusto Santos Conceição, um dos coordenadores do curso, após a capacitação os agentes públicos de saúde, independentemente da função, ficam estimulados a desenvolver métodos não científicos de saúde, ou seja, práticas populares que foram adquiridas ao longo dos anos.

 

“A intenção do Ministério da Saúde é estimular os funcionários da área a utilizarem o conhecimento popular como o das parteiras e benzedeiras em alguns casos de saúde. As pessoas não podem ficar na dependência dos postos de saúde, dos profissionais e dos medicamentos alopáticos. Elas precisam retomar práticas antigas como a utilização de plantas medicinais, acupuntura e os partos naturais entre outras”, ressaltou Carlos Augusto.

 

O coordenador de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Socorro, Alex Cardoso Souza, informou que além desta existem outras ações educativas do município juntos aos profissionais da saúde. “A temática deste curso é apoiada pelo prefeito Fábio Henrique e o secretário Saulo Eloy Filho, que reconhecem a valorização das práticas comunitárias para o cuidado em saúde”.