Para dar continuidade a programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou o ciclo de palestras para alunos do Colégio Brasil e da Escola Municipal Pedro Moreira Filho. O evento teve início na última quinta-feira, 5, e segue até a próxima quinta, 10.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Washley Lima Ramos, a iniciativa de inserir jovens na programação da semana fomenta ainda mais a conscientização ambiental. “Focamos nas escolas, pois é essa juventude que vai fazer o nosso meio ambiente no futuro. Então, priorizamos palestras, em quatro instituições do município, das mais diversas áreas”, explica.
Em virtude disso, da atenção maior para esse público alvo, os estudantes do 6º ao 3º ano do Colégio Brasil aprenderam ainda mais sobre a importância do meio ambiente. “Dentro do desenvolvimento de tudo que estamos vendo por aí, as pessoas não valorizam o ambiente. Já trabalhamos com o tema dentro da escola e a palestra só faz reforçar o que vem sendo aplicado”, frisa a diretora Ana Arlete Lima Santos.
Durante todo o dia, os jovens socorrenses puderam se aprofundar mais no tema “Copa do Mundo e Meio Ambiente: vantagens e desvantagens”. “A discussão está mais forte agora. Sobre arborização urbana, meio ambiente, qualidade de vida”, comenta o primeiro ministrante do dia, Janisson Batista, especialista em Gestão Ambiental e mestrando em Agricultura e Biodiversidade da Universidade Federal de Sergipe.
Com o tema “Meio Ambiente: Arborização Urbana e Qualidade de Vida”, Janisson destacou a implantação de árvores na cidade. “Os benefícios de uma cidade arborizada são muitos, como redução de energia, diminuir a quantidade de dióxido de carbônico, melhora o oxigênio e ameniza a poluição sonora”, fala.
Escola Municipal Pedro Moreira Filho
Assim como aconteceu no Colégio Brasil, os alunos de 12 a 14 anos acompanharam o debate sobre “Copa do Mundo e Meio Ambiente: o que foi que poderia ser feito”. Segundo o ministrante André Luiz Dantas Ramos, do núcleo de engenharia ambiental da Universidade Federal de Sergipe, é preciso ter conhecimento sobre as medidas tomadas para a realização da Copa do Mundo 2014. “Todas essas construções foram feitas obedecendo a um critério e, principalmente, no que diz respeito as medidas ambientais”, diz o ministrante.
Segundo a diretora da Escola Municipal, Anízia dos Santos, a instituição já trabalha com temas ambientais dentro da grade curricular. “Incentivamos, inclusive, ao trabalho da coleta seletiva. Palestras como essa só ratifica o que vem sendo trabalhado durante todo ano”, expõe.
A Semana Municipal do Meio Ambiente prossegue até o dia 10 com debates com estudantes, sociedade, conselheiros e profissionais da área de assuntos como sustentabilidade, qualidade de vida, destino correto do lixo. Além disso, a premiação do 2º concurso de desenho e redação da secretaria e a inauguração de galpão para realização de separação de materiais recicláveis.
Confira a programação completa:
Dia 7 (sábado)
Caminhada Ecológica com os Alunos do Colégio João Paulo II, do Conjunto Parque dos Faróis.
Horário: 9h
Dia 9 (segunda-feira)
III Workshop e Exposição dos Trabalhos (concurso da SEMMA)
Horário: 8h às 10h
Premiação dos Alunos Vencedores do 2º Concurso de Desenho e Redação da SEMMA
Horário: 10h30
Local: Praça da Juventude Governador Marcelo Déda Chagas, no Conjunto Fernando Collor.
Dia 10 (terça-feira)
Visita a Estação de Transbordo da Estre Ambiental no Conjunto Jardim
Horário: 8h às 11h
Público: Escolas Municipais
Visita ao Aterro Sanitário da Estre Ambiental em Rosário do Catete/SE
Horário: 8h às 11h
Público: Escolas Municipais