O sorteio das urnas da votação paralela acontece neste sábado, 4, das 9h às 12h, no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). A informação do coordenador das Eleições, Marcelo Gerard, é que no dia do pleito, durante procedimento, ocorre auditoria independente, com filmagem e registro de tudo o que acontece.
A votação paralela é, segundo explica Gerard, uma espécie de auditoria que acontece feita nas urnas que são sorteadas. Dentre as que já foram preparadas para o pleito, algumas são sorteadas e, ao invés de ir para os locais de votação já determinados, são levadas para o TRE. “Aqui é feita a votação aberta dessa urna, e aí depois comparamos o que foi colocado na urna, com o que foi apurado. O objetivo é mostrar que a urna reflete exatamente a digitação dos números dos candidatos na urna”, esclarece. Com relação aos locais que tiveram urnas sorteadas, eles recebem outras em substituição.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação paralela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.
Sorteio de urnas de votação paralela acontece sábado
03/10/2014 -
Outras Notícias