Técnicos municipais aprimoram conhecimentos para monitoramento de assistência às gestantes
28/08/2014 -
Durante dois dias, profissionais que trabalham no monitoramento do pré-natal da gestante nos municípios sergipanos participaram de uma capacitação onde tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprimorar os conhecimentos sobre o sistema que eles operam: Sisprenatal Web, do Datasus. Os digitadores foram orientados por técnicos do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o coordenador Estadual do Sistema da Informação da Atenção Básica, Eduardo Carlos Pereira dos Santos, o Sisprenatal é um software que permite o acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse sistema define o elenco mínimo de procedimentos para uma assistência pré-natal adequada. Permite o acompanhamento das gestantes, desde o início da gravidez até a consulta de puerpério.
"Este curso de atualização do Sisprenatal Web esclarece dúvidas e traz para os técnicos municipais as novidades do sistema que vem evoluindo e apresentando algumas dificuldades na operacionalização", disse Eduardo Santos.
A técnica do MS, gerente do Sisprenatal, Elizabete Freitas, e a responsável técnica pelo Sistema do MS, Camila Cordeiro, apresentaram melhorias na operacionalização do sistema.
"As consultoras do Ministério da Saúde trouxeram informações sobre os avanços da ferramenta quanto à navegação do sistema e a amplitude do tempo de operação", enfatizou Eduardo Santos. Para ele, essa capacitação irá permitir a ampliação do número de gestantes no cadastro do sistema.
"Estamos mostrando as viabilidades do uso do sistema que vai agilizar o trabalho dos técnicos e, em contrapartida, aprimorar o monitoramento da Rede Cegonha', disse Elizabete Freitas, ao destacar que os problemas de conectividade, apresentados em todo o país, não inviabilizam o sistema. "O sistema não é engessado. Não foi desenvolvido para trabalhar apenas online. É possível operar arquivando informações e cadastrando depois. Para isso, estamos aqui, esclarecendo as dúvidas para que possam operacionalizar melhor essa ferramenta", disse.
O digitador da Secretaria Municipal da Saúde de Japoatã, Lenaldo Batista Santos, disse que percebe, no dia a dia, dificuldades com a conexão. "Acredito que essa capacitação venha nos apresentar as alternativas de melhorar o nosso trabalho", disse o jovem.
"O cadastro e o acompanhamento das gestantes, através de um sistema de informação, faz parte dos objetivos da Rede Cegonha. Desta forma, esta capacitação possibilita uma atualização dos técnicos municipais, responsáveis pela operacionalização do sistema Sisprenatal Web, promovendo o uso correto e contínuo da ferramenta", disse a coordenadora da Saúde da Mulher, Kátia Valença.
Todos os 75 municípios sergipanos que utilizam o Sisprenatal foram convidados pela Secretaria de Estado da Saúde a participar da capacitação. Participaram digitadores de 61 municípios: General Maynard, Rosário do Catete, Nossa Senhora das Dores, Cumbe, Japaratuba, Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Siriri, Carmópolis, Laranjeiras, Cristinápolis, Arauá, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru, Estância, Muribeca, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Pacatuba, Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Cedro de São João, Japoatã, Neópolis, Propriá, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão, Riachuelo, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Poço Redondo, Porto da Folha, Feira Nova, Canindé do São Francisco, Gararu, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Campo do Brito, Malhador, Pedra Mole, Itabaiana, São Miguel do Aleixo, Areia Branca, Macambira, Ribeirópolis, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Carira, São Domingos, Pinhão, Frei Paulo, Lagarto, Riachão do Dantas, Poço Verde, Tobias Barreto, Simão Dias e Salgado.
Outras Notícias