A partir desta quinta-feira, 24, muitos dos melhores atletas da ginástica artística nacional tentarão se superar no Ginásio Constâncio Vieira. É lá que será realizada a 28ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Artística, competição que reunirá 22 clubes de 11 estados em competição para todas as categorias de idade da modalidade – do pré-infantil ao adulto. O torneio se estenderá até o próximo domingo, 27.
Dentre os participantes, há quatro escolas sergipanas: Coesi, Amadeus, Instituto Dom Fernando Gomes e Arquidiocesano, que juntas representarão o estado com 21 atletas. De acordo com Maria Auxiliadora Ribeiro, responsável pela equipe do Arqui, o treinamento foi intenso para a competição.
“Estamos nos preparando desde fevereiro, e mesmo em junho, quando não haviam feriados ou jogos do Brasil, estávamos treinando para não perdermos rendimento”, explicou. Na última edição da competição, o Arqui chegou ao segundo lugar da categoria adulto com a atleta Yalle Cavalcante e ainda cravou 4ª e 5ª colocações em outras duas disputas. Desta vez, segundo a professora, a equipe vai para melhorar suas marcas. “Pretendemos fazer uma campeã e obter outros dois pódios”, diz.
Auxiliadora também destacou a importância da competição para o aprimoramento da ginástica sergipana. “Este torneio é uma porta para os olheiros. Algumas atletas que hoje estão na seleção brasileira saíram dele. Alem disso, é uma competição forte que nos prepara bem para campeonatos nacionais e faz com que nos superemos para resultados em torneios dentro do próprio estado”.