Os trabalhadores da Viação São Pedro deflagraram greve na manhã desta quinta-feira, 6. Eles estão recolhendo os veículos que circulam por Socorro, São Cristóvão, Itaporanga, Maruim, Laranjeiras e Riachuelo, e levando para a garagem da empresa, situada no bairro Industrial.
Ao todo, 26 veículos deixam de realizar transporte intermunicipal e 65 profissionais cruzam os braços para aguardar o pagamento dos salários e tickets alimentação atrasados há três meses, segundo informa Miguel Belarmino da Paixão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sintra).
"Iniciamos hoje a greve por tempo indeterminado. O pagamento era para ter sido feito ontem, pois desde agosto os trabalhadores estão sem receber", afirma. Ainda de acordo com o presidente do sindicato, para o proprietário da empresa quitar a dívida será necessário desembolsar mais de R$ 200 mil. "Acho que ele não tem condições de continuar, pois a empresa já está quebrada", alega.
Irregularidades
Existe uma denúncia que afirma que a São Pedro atua de forma irregular. A afirmação é de Belarmino, que conta ter recebido informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). "A Sedurb não toma providências. Ela diz que essa empresa não existe na secretaria, e que a São Pedro é irregular e clandestina. E como é que roda há 40 anos?", questiona.
Pagamento
O proprietário da São Pedro, Leonardo Santos, informa que está em um banco de Itabaiana para efetuar o pagamento dos trabalhadores. “Vou quitar todas as dívidas para que voltem ao trabalho ainda hoje”, informa. Sobre os pagamentos atrasados, ele informa que muitos trabalhadores alegam que estão sem receber desde julho, mas que “muitos já receberam até o mês de setembro”. Leonardo afirma que já entrou em contato com o presidente do Sintra e que já está tudo certo.