A passagem da comitiva do governo brasileiro na ONU foi marcante. Além do discurso histórico do presidente Lula na abertura da 78ª. Assembleia Geral da ONU, apenas dois outros ministros discursaram em eventos da Nações Unidas: a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que falou na Cúpula do Clima e o sergipano Márcio Macêdo, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, na Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi a primeira vez na história que um sergipano discursou num evento da Organização das Nações Unidas.
?Márcio Macêdo discursou representando o presidente Lula. Foi ele quem anunciou que o Brasil volta a adotar metas para garantir vida digna aos brasileiros e desenvolver o país num modelo em haja mais justiça e igualdade. Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram propostos pela ONU como um apelo para que os países-membros se comprometam com um modelo de desenvolvimento que beneficie, especialmente, os grupos populacionais menos favorecidos, mais fragilizados, combinado ao respeito e à preservação ambiental.
?É do sergipano a responsabilidade, no governo, de coordenar e monitorar os ministérios no cumprimento desses objetivos. Entre eles está zerar a fome até 2030, por exemplo. No discurso o ministro revelou que a situação brasileira para o cumprimento das metas não é fácil porque tudo isso foi abandonado pelo governo anterior. Mesmo assim, explicou o ministro , “em oito meses, o governo federal restituiu os programas de proteção aos cidadãos. Foram direcionados 35 bilhões de dólares para o Bolsa família, que contempla 54 milhões de brasileiros.” Além disso, Macêdo também destacou os avanços na área econômica , a criação do Novo Pac, com investimentos de mais de 1 trilhão de reais. Também destacou a redução do desmatamento na Amazônia . “Foi uma redução de 42,5% nos primeiros sete meses do ano e perseguiremos o compromisso de zerar o desmatamento em 2030”, afirmou o ministro.
?“O Brasil, sob a liderança do presidente Lula, está resgatando a participação social como ferramenta estratégica para a execução de políticas públicas e para o cumprimento dos ODS.”, disse Macêdo. E finalizou garantindo que os países-membros da ONU podiam contar com o Brasil para a implementação dos ODS. “Com vontade política, podemos, sim, implementar os ODS em todo o mundo.”, afirmou.
Além de representar o presidente , Macêdo acompanhou Lula na reunião que teve com o presidente americano, Joe Biden. Participou de reuniões bilaterais feitas pelo presidente brasileiro com a Alemanha, Noruega e Palestina. O ministro também teve uma audiência com a Vice Secretária-Geral da ONU, Amina Mohammed. Trataram dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Na reunião, Macêdo falou sobre a necessidade de aprofundar a parceria entre o Brasil e a ONU e de novos modelos de financiamento para reduzir as desigualdades no mundo. Amina Mohammed elogiou o discurso do presidente Lula e disse que é grande a expectativa com a retomada do protagonismo do Brasil no cenário internacional. É o Brasil de volta ao seu lugar de destaque no mundo.
Fonte: Assessoria