A hora não poderia ser mais oportuna. Às vésperas da Copa do Mundo e do São João, Sergipe se prepara para receber um grande número de turistas. Neste momento, é fundamental discutir e planejar ações voltadas para o desenvolvimento do turismo sergipano. Pensando nisso, o governador Jackson Barreto reuniu-se na manhã de ontem (4) com representantes da Associação de Indústrias de Hotéis (ABIH/SE) e do trade turístico. Entre as questões discutidas durante o encontro estiveram a atual situação do turismo sergipano, destacando as reivindicações e ações que já vem sendo desenvolvidas na área, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e a recepção da Seleção Grega.
Além do governador, fizeram parte da mesa de discussão a presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita, o secretário de Estado do Turismo, José Roberto Lima, e o diretor de Marketing da ABIH, Rodrigo Galvão, que fez um breve relato sobre as estratégias aplicadas na região e pediu mais incentivo do governo junto ao setor turístico. De acordo com o diretor, hoje Sergipe é o 23º destino mais vendido no Brasil e o objetivo da ABIH é colocar o estado no 10º lugar, mas que para isso é necessário um incentivo maior por parte do governo.
Ao tomar conhecimento da posição de Sergipe no ranking dos destinos turísticos Jackson Barreto demonstrou surpresa. “Dificuldades existem de todos os lados, mas somos insistentes”, afirmou o governador. Na ocasião, o Prodetur, que disponibilizou R$ 100 milhões para investimentos, tanto na capital como no interior, em parceria do Banco Interamericano de desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado, foi apontado como promessa para o engrandecimento do turismo de Sergipe.
O encontro aconteceu graças a insistência do empresário Antônio Carlos Franco Sobrinho, que hoje atua na área de hotelaria. "Com a vinda da seleção da Grécia, teremos um maior destaque na mídia. A resposta do governo foi muito produtiva. Sabemos das dificuldades financeiras enfrentadas, mas esperamos receber resultados a médio e longo prazo”, afirmou o empresário.
NOTAS
INSS
Em visita ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves, o deputado federal Fábio Reis (PMDB) solicitou estudos técnicos de viabilidade de implantação de uma agência do INSS no bairro Santa Maria, em Aracaju. Deputado fez a solicitação com objetivo de facilitar a vida dos cerca de 100 mil habitantes do local. “Esta agência vai evitar o deslocamento dessas pessoas para outras localidades para solucionar questões previdenciárias”, afirma o parlamentar. O ministro viu a solicitação com bons olhos se prontificou a encaminhar o pedido para a assessoria técnica.
Desertificação
Na última terça-feira, 3, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), recebeu representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com objetivo de elaborar um amplo projeto de combate à desertificação e de contenção dos efeitos da seca em áreas ambientalmente vulneráveis de Sergipe.
Desertificação II
Estado membro da Comissão Nacional de Combate a Desertificação e onde proporcionalmente se situam as maiores demandas socioambientais, Sergipe foi escolhido como piloto do projeto, considerado pioneiro no Brasil, e a intenção é de ampliá-lo para mais 11 Estados com áreas de desertificação. O plano é um conjunto de ações governamentais e não-governamentais que valorizam a conscientização e estímulo das práticas sustentáveis no manejo da terra e vegetação nativa, visando a preservação socioambiental e a revitalização de áreas bastante agredidas.