TRE não registrou votação manual em Sergipe
Processo de apuração ocorreu em sala reservada/ Foto: Portal infonet
Processo de apuração ocorreu em sala reservada/ Foto: Portal infonet
Portal Infonet
06/10/2014 -
Apesar de algumas urnas terem sido trocadas por conta de problemas, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) não registrou o uso de votação manual em Sergipe.  De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE, José Carvalho Peixoto, as eleições transcorreram de forma normal, mas a substituição das urnas foi a principal causa da formação de filas nas seções eleitorais do estado.
 
 
José Peixoto destacou que é preciso observar o fator de que nas eleições 2014, diferente do que ocorreu no pleito de 2012, o eleitor votou em cinco candidatos.  “Em 2012, nós não sentimos a demora porque os eleitores votaram apenas em dois candidatos. Desta vez, votamos em cinco. Por isso, incentivamos que o eleitor sendo alfabetizado ou não, usasse a cola eleitoral, o que facilitaria o processo de votação”, explicou.
 
Ainda de acordo com Peixoto, para agilizar o tempo de voto, o Tribunal Superior Eleitoral liberou os candidatos identificados, através da biometria, de terem que assinar ao fim da votação. “Desta vez, o eleitor foi identificado por qualquer um dos dedos. Feita a identificação, ele não preciso mais assinar”, ressaltou.
 
Peixoto chamou atenção para o limite de eleitores por seção que é de 400 pessoas para o interior do estado e 500 para a capital. “São muitos eleitores. Então havendo incidente, a votação pode demorar um pouco”, justifica.
 
Apuração
 
Diferente dos anos anteriores, quando ocorria no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), o processo de apuração das eleições em Sergipe está sendo realizado na sede do TRE. As mídias eletrônicas das urnas começaram a chegar ao fim da tarde e foram direcionadas, sob esquema de segurança, ao local reservado para a contagem dos votos.