Para muitos, o mês de junho é tempo de comemorar as tradições e festar ao som do forró, mas, para os mais religiosas a época também é de celebrar os três santos mais famosos e que dão nome aos festejos juninos.
O primeiro deles, e preferido entre as moças solteiras, é conhecido popularmente como santo casamenteiro. O Santo Antônio ganhou essa denominação através da tradição cultural, mas a sua verdadeira vocação não é bem essa.
De acordo com o padre Jonaldo Pereira, o Santo Antônio é aclamado por ser considerado o santo do povo e das causas urgentes. “A fama popular foi perpetuada pela benções que o Santo Antônio atribui as famílias, então por ele ter essa disposição em cuidar das famílias, foi criada essa tradição de santo casamenteiro”, esclarece.
O Santo é celebrado no dia 13 de junho, mas é exaltado desde o primeiro dia do mês com a tradicional Trezena. Nos 12 primeiros dias que antecedem a data comemorada, acontecem todas as noites as pregações ao Santo Antônio. Em Aracaju, a celebração acontece na colina de Santo Antônio, a partir das 19h30.
No dia oficial de comemorações, uma programação foi organizada especialmente para homenagear o santo. No dia 13 de junho, a tradicional missa de bênçãos dos pães acontece a partir das 6h da manhã e se estende durante todo o dia. A tarde é realizada a benção das crianças e a noite ocorre a procissão pelas ruas do bairro Santo Antônio.
“A trezena é uma celebração linda, onde pessoas de todos os bairros de Aracaju, do interior se deslocam até o Santo Antônio para pedir suas benções” finaliza, padre Jonaldo.
Confira a programação completa do dia 13 de junho na colina de Santo Antônio:
6h- Missa da benção dos pães
9h - Missa da benção dos pães
15h - Missa da benção às crianças e dos pães
18h - Missa da benção dos pães
19h - Procissão pelas ruas do bairro Santo Antônio