Na última segunda-feira, dia 28/11, o Governo Federal anunciou um novo bloqueio no orçamento deste ano. A medida atinge a Ministério da Educação e, consequentemente, as universidades federais. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) o novo bloqueio representa o montante de R$ 825.370,30.
Com os sucessivos bloqueios e cortes realizados ao longo do ano, a gestão da UFS foi obrigada a tomar algumas medidas orçamentárias para contornar e gerenciar os impactos de novas ações deste tipo. Novas despesas com material de consumo e apoio para as atividades de ensino, pesquisa e extensão estão suspensas.
Este último bloqueio dificultará a formalização de determinadas ações previstas, como a aquisição de materiais de consumo diversos e outras ações de investimento, que serão remanejados para 2023, comprometendo previamente o orçamento do próximo exercício.
Somados, os valores bloqueados e cortados na UFS este ano chegam a R$ 8.327.902,30. Somente em cortes, a UFS perdeu em 2022 cerca de 12% do orçamento de custeio. O bloqueio é quando há uma indisponibilização do crédito já anteriormente disponibilizado pela administração federal, ou seja, mesmo que se tenha esse valor reservado no orçamento não é possível realizar a movimentação deste recurso. O corte é quando o crédito bloqueado não volta mais para o orçamento.
Juntamente com as demais instituições de ensino superior, via Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Universidade Federal de Sergipe permanece em um trabalho coletivo para o desbloqueio do orçamento, evitando o comprometimento das atividades nas universidades públicas do país.
Fonte: ASCOM UFS