Observando os problemas que a população de Aracaju vem passando nos últimos anos, o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), apresentou três emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, visando incluir diversas metas, como o Apoio a Sistemas de Transporte Público Coletivo Urbano; a Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Aracaju; e Moradia Digna, através de Implantação de projetos de substituição de habitações subnormais.
O crescimento populacional preocupa Valadares Filho quando o assunto é transporte público, com a alta demanda de ocupação, através da implantação de vários empreendimentos residenciais na zona de expansão, o sistema tem perdido muito de sua eficiência. “Aracaju vem enfrentando graves problemas de mobilidade urbana, pois tem crescido acima da média nacional, tanto demograficamente, quanto em sua economia e toda a estrutura de bens e serviços. O atual Sistema Integrado de Transporte Coletivo (SIT), que atende a região metropolitana, carece de adequações e modernização”.
Para o parlamentar algumas medidas devem ser adotadas para que o cidadão obtenha um transporte público com qualidade. “A criação de corredores de circulação, implantação de terminais de integração e abrigo de ônibus permitirá o restabelecimento dos objetivos a que se destinou o SIT, beneficiando o usuário através da melhoria dos níveis de serviço, com maior confiabilidade e regularidade, além de propiciar a redução dos custos e consumo de combustíveis, tempo de deslocamento e aumentar a acessibilidade aos equipamentos urbanos”, explica.
Esta tem sido uma ação prioritária para o Estado de Sergipe, já foi objeto de diversas emendas de Bancada, a exemplo da que foi aprovada no valor de R$ 36 milhões para o Orçamento Geral da União em 2013. “Porém, lamentavelmente, estes recursos, e das emendas para idêntico objeto em 2012, também não foram executados. A inserção desta ação no Anexo de Metas e Prioridades é de extrema importância para o povo sergipano”, acredita Valadares.
Sobre o abastecimento de água na região metropolitana de Aracaju e visando resolver os problemas que a segunda emenda foi apresentada, contendo serviços de execução de Estações Elevatórias, Adutoras, Estrutura de Controle, Estação de Tratamento de Água. “Estas intervenções são necessárias para dar continuidade à ampliação do Sistema de Abastecimento de Água pela Adutora São Francisco da Região Metropolitana de Aracaju com o objetivo de suprir o consumo residencial e comercial, principalmente após o rompimento de uma adutora responsável pelo abastecimento de 70% do Estado”, exemplifica o deputado.
Valadares Filho acredita que medidas devem ser adotadas para evitar que o abastecimento seja comprometido pela limitação no transporte da água por parte das tubulações. “O rompimento da adutora serviu como uma alerta para que outras alternativas sejam estudadas e as providências sejam tomadas. No ocorrido, uma ponte que está em fase de conclusão serviu como paliativo”.
A terceira emenda visa melhorar a condição de vida das famílias de baixa renda que vivem em assentamentos precários, desenvolvendo iniciativas necessárias à regularização urbanística e fundiária, à promoção da segurança e salubridade e à melhoria das condições de habitabilidade, por intermédio da execução de ações integradas de habitação, infraestrutura e inclusão socioambiental. “Devemos inserir esta ação entre as prioridades do Governo Federal para que o povo Sergipano possa, efetivamente, ser beneficiado com Moradia Digna”, finaliza Valadares Filho.