Os vereadores assinaram nesta terça-feira, 5, a moção coletiva nº 003/2023, solicitando que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) implante no campus do município, o curso de Direito (Bacharelado). A moção foi motivada por conta de um anúncio feito pelo reitor da instituição, Valter Santana, nos últimos dias.
Na matéria divulgada à imprensa, Valter Santana afirmou que protocolou junto ao Ministério da Educação (MEC) um Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, pedindo de expansão da universidade em Sergipe. O documento prevê a implantação de mais dois campi no interior, nas cidades Estância e Propriá, além de investimentos nos campi existentes em Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto.
Para esses campi já existentes, o reitor solicitou ao MEC construções ou reformas de laboratórios, aquisição de equipamentos, novas vagas para professores, de forma a consolidar cursos e criar outros que sejam necessários.
“Na próxima semana, a moção assinada por todos os vereadores deve ser apreciada e votada nesta casa, para que possamos enviar ao reitor da UFS, que já tem conhecimento do nosso pleito para a implantação do curso de Direito, em nossa cidade, que, tradicionalmente é berço de vários juristas importantes, que se destacaram em Sergipe”, disse, otimista, o vereador José Carlos JJ, em discurso na tribuna da Câmara.
Fonte: TDantas Comunicação/ASCOM CML