Vereadores de Propriá recebem Mendonça Prado em sessão especial sobre Segurança Pública
T.Dantas Comunicação e Marketing
04/05/2015 -

Na última quinta-feira, 30, os vereadores da Câmara de Propriá receberam o Secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe, Mendonça Prado, numa sessão ordinária especial para tratar de assuntos relacionados à segurança do município. A audiência pública foi resultado de um requerimento apresentado pelo vereador Genival Moreira e aprovado por unanimidade. Na ocasião, marcaram presença o Comandante do Batalhão da Polícia Militar em Propriá, Coronel Ianderson Coutinho Maia, o prefeito da cidade, José Américo, o delegado João Eduardo Dantas e representantes da sociedade civil.

 

Durante abertura da sessão, o presidente da Câmara, José Aelson (o “Aelson Publicidade”), frisou a importância de discutir o tema juntamente com a comunidade e as autoridades envolvidas. “Diante dos constantes homicídios e do aumento da violência em nossa cidade, o tema Segurança Pública tem sido muito debatido durante as sessões plenárias aqui na Casa. Sabemos que se trata de um problema em muitos municípios, mas Propriá ultimamente tem aparecido com frequência nos noticiários com tragédias”, destacou o parlamentar. 

 

Mendonça Prado recebeu dos vereadores um ofício com algumas das reivindicações apresentadas ao longo do encontro. Todos os parlamentares e alguns cidadãos da comunidade local elaboraram questionamentos e sugestões ao secretário. Entre os pontos abordados, tiveram destaque dúvidas em relação às estratégias da Secretaria de Segurança Pública para minimizar os efeitos da grave onda de crimes que vem ameaçando a tranquilidade das famílias propriaenses. Além da necessidade de auxílio do Governo do Estado para resolver os problemas vivenciados pela comunidade diariamente, também foi debatida a necessidade de atribuir mais responsabilidade às famílias na formação dos cidadãos jovens.

 

Após reconhecer a relevância dos vereadores em virtude do maior contato com as principais demandas da população, Mendonça Prado deu continuidade ao seu discurso lembrando que todos os trabalhos de prevenção da criminalidade no que diz respeito a tráfico de drogas e suas consequências devem começar nas fronteiras, através dos serviços da Polícia Federal e das Forças Armadas. “Em breve será ampliado o número de agentes de polícia e de escrivães, as providências já foram tomadas e a formação já está para acontecer”, anunciou o secretário, elucidando as dúvidas dos vereadores em relação à quantidade de policiais efetivos na cidade.

 

Outro questionamento levantado na oportunidade foi sobre a implantação de uma delegacia com sede própria no município. O secretário respondeu que o tema já está sendo discutido na Secretaria de Segurança Pública a fim de definir de que forma a reivindicação será atendida. Quanto ao projeto para aproveitar a estrutura do antigo Batalhão da Polícia Militar, Mendonça explicou que irá conversar com o Coronel Ianderson Maia e com o Coronel Maurício da Cunha Iunes para encontrar a melhor maneira de atender à solicitação. “Futuramente teremos grupo tático, mas não posso afirmar que para isso será necessário aproveitar o espaço, já que as instalações do atual Batalhão talvez sejam suficientes. Precisamos pensar de que modo utilizar o espaço”, informou. 

 

O Instituto Médico Legal (IML) também foi um ponto abordado pelos vereadores, em virtude de atrasos na liberação dos corpos. “O Governo fez concurso para Perícia e já demos posse a esses novos peritos nesta semana. Contratamos médicos-legistas. Não há necessidade de instalar um IML em todas as regiões, e o custo é alto. Infelizmente não há condições de fazer essa promessa. O que precisamos é melhorar os serviços e já estamos providenciando a construção de um novo IML e um Instituto de Criminalística, já em fase de licitação. Paulatinamente essa situação que causa angústia a tantas famílias vai melhorar”, esclareceu o secretário.

 

Aelson Publicidade aproveitou a oportunidade para parabenizar a nova fase da Polícia Militar com o Coronel Ianderson Maia. “Sabemos que a Polícia Civil é mais investigativa, mas a Polícia Militar está circulando, atuando nas ruas. E muito ainda precisa ser feito. Nós estamos vivendo com esses assaltos, essa violência toda, mas os bandidos são os mesmos. Nós precisamos, secretário, que o senhor coloque a equipe da Secretaria do Estado, que tem profissionais competentes, para investigar esses casos. A sociedade clama por respostas e por justiça. Acho que a vinda do Coronel Ianderson foi uma decisão certa, está realmente de parabéns por conduzir tão bem os trabalhos em nossa cidade”, ressaltou o presidente da Casa.

 

Encerrando o encontro, Aelson pediu ao Secretário Mendonça e ao Comandante Ianderson a intensificação da segurança no centro comercial e nas proximidades da Universidade, especialmente à noite. Mendonça Prado agradeceu o interesse de todos os presentes em buscar soluções para a cidade de Propriá e colocou a Secretaria à disposição. “Estamos conscientes de que precisamos melhorar cada vez mais e vamos nos esforçar para isso. Espero que os senhores continuem acreditando nas nossas forças de segurança, nos nossos policias, na Polícia Civil, na Polícia Militar. Precisamos reduzir as críticas às nossas Polícias e passar a sermos parceiros”, concluiu o secretário, frisando a necessidade da colaboração de toda a população.