Vereadores da Câmara Municipal de Propriá receberam na manhã desta terça-feira (09), representantes da Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desporto, que irão produzir uma coletânea de textos contando a história da cidade desde o século XIX até os dias atuais.
A visita foi motivada pela indicação nº 011/19, de autoria do presidente Casa Legislativa, Aelson Publicidade (PSD). A indicação, que sugere a produção dos textos, propõe ainda que após cada coletânea seja escrito um livro e que esse seja distribuído nas escolas e bibliotecas, entre outras instituições públicas.
Na oportunidade, os representantes da Academia levaram duas obras já publicadas, “Propriamente Falando” e “Propriá e sua Academia de Letras”, que têm por objetivo recuperar e preservar para as futuras gerações, os referenciais econômicos mais significativos da história cultural do município.
Durante a visita, o presidente da Academia Propriaense, Marcos Antônio de Melo, lamentou a falta de apoio do Poder Público Municipal no que se refere à divulgação e ao suporte para exposições. Na ocasião, Marcos também convidou os vereadores presentes a visitarem o Memorial do São Francisco, espaço destinado a atuar como referência cultural de uso público a serviço da comunidade.
“É um absurdo que esse trabalho realizado pela Academia de Propriá não tenha o reconhecimento devido da Prefeitura. Podia ser imensamente explorado, tanto os patrimônios materiais, quanto os imateriais. Vamos lutar para que a Academia tenha suporte e que suas ações sejam expandidas, principalmente para os alunos da rede municipal”, ressaltou Aelson Publicidade.
Acompanharam a visita, os vereadores Marcos Graça (PSC), Pequeno (PPS) e Jairo do Bairro Matadouro (SD).