Na última quarta-feira, 29, uma comitiva formada por vereadores de Propriá se reuniu com o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, no Palácio dos Despachos, em Aracaju. Na oportunidade, os parlamentares propriaenses apresentaram as demandas do município nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e geração de emprego e renda, entre outras.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Aelson dos Santos (PSD) o encontro foi intermediado pelo deputado estadual Jeferson Andrade, entretanto, o cunho da reunião não foi político. “Nosso objetivo foi, acima de tudo, levar ao conhecimento do Governo Estadual os anseios da população de Propriá, bem como reivindicar melhorias para o município. Inicialmente, obtivemos do vice-governador a garantia de que a pavimentação asfáltica será realizada na cidade logo após a liberação de recursos advindos de empréstimo para execução de obras de infraestrutura, além do seu compromisso em analisar as questões explanadas na reunião ”, destacou Aelson.
Demandas
Na área da saúde, os parlamentares denunciaram a falta de ambulâncias, a não realização de ultrassonografias e raio x, além da inexistência do arco ortopédico cirúrgico no Hospital Regional de Propriá. Sobre o assunto, o vice-governador frisou que o Secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, fará uma visita a unidade hospitalar para verificar, in loco, os transtornos gerados pela falta desses serviços e procurar solucionar as problemáticas.
No tocante à segurança pública, os vereadores questionaram o baixo efetivo do Batalhão de Propriá, pontuando que a quantidade de policias que atuam na cidade continua insuficiente, mesmo que o Governo de Sergipe tenha convocado, recentemente, 200 novos policiais. Segundo Belivaldo, nenhuma região foi privilegiada e existem, inclusive, Batalhões com efetivo menor.
Sobre a geração de emprego e renda, o vice- governador afirmou que não há preferência para implantação de indústrias em regiões específicas. De acordo com Belivaldo, o Governo acredita que todas as cidades devem ser beneficiadas e busca levar os recursos necessários para assegurar a geração de empregos em todo Estado, diminuindo a desigualdade social em Sergipe.
Após ouvir atentamente os representantes do Legislativo de Propriá, Belivaldo Chagas se comprometeu a atender, dentro das possibilidades do governo, as demais solicitações levadas pelos vereadores. “Buscaremos encontrar, na medida do possível, uma solução para os problemas apresentados e tentaremos acatar as reivindicações trazidas pelos parlamentes. Nosso empenho é manter o diálogo com os municípios para definir melhorarias para os sergipanos”, ressaltou o vice-governador.
O serviço de má qualidade prestado pela Deso; a construção de uma nova delegacia; a criação de uma base do IML em Propriá e o aperfeiçoamento do Distrito Industrial, também que foram colocados em debate e voltarão a ser discutidos um novo encontro.
Próximo Passo
Para os parlamentares a reunião foi bastante positiva e o próximo passo será a construção de um relatório enumerando problemáticas da cidade ribeirinha em distintas áreas para que o vice-governador realize uma visita a Propriá, acompanhado de secretários e assessores técnicos objetivando encontrar maneiras de saná-las.
Estiveram presentes, os vereadores Junior de São Miguel, Nego de Marli, Marcos Graça, Jairo do Bairro Matadouro, Heldes Guimarães e Pequeno, e as vereadoras, Dilma da Colônia, Branca Enfermeira.