Na sessão ordinária do último dia 26, os vereadores de Umbaúba receberam o superintendente de trânsito da SMTT, Jonas Alves de Andrade. O objetivo da visita foi discutir a implementação dos agentes de trânsito na cidade, além de destacar estudos que estão sendo traçados para a realização de um tráfego mais seguro e eficiente dentro no município.
O superintendente destacou que ao chegar em Umbaúba ficou surpreso com a quantidade de motoristas que não seguem as leis estabelecidas pelo código de trânsito, como por exemplo a falta de uso do capacete, que serve para a proteção em casos de acidentes. Outro ponto destacado pelo fiscalizador, se refere ao número de passageiros em uma única moto, ato que pode causar um incidente, além de descumprir a lei.
"A chegada da SMTT ao município é para organizar vias, implementando pontos de sinalização, faixa de pedestres, idosos e cadeirantes, que contará com a presença do agente de trânsito. Nós da SMTT temos o projeto de colocar uma via de mão única, para que as pessoas possam circular sem nenhum tipo de transtorno” destacou o superintendente.
De acordo com Jonas, alguns pontos em Umbaúba se tornam críticos, a exemplo da praça do cuscuz, que não tem estrutura adequada para que dois veículos de grande porte circulem pelo local. O planejamento da SMTT para esta situação é a criação de um roteiro dentro do município para que não haja colisão. Além deste, há um estudo para regulamentação dos pontos de paradas dos transportes coletivos, sejam eles táxis ou ônibus.
Em sua fala, o presidente da casa legislativa, Fernando Augusto Prado (Gutto Prado), enfatizou a relevância da gerência do transito na cidade. “Gostaria de parabenizar ao superintendente pela iniciativa de vim a esta casa, muitos de nós ficamos preocupados de como seria o trabalho, mas nos tranquiliza o seu modo de olhar perante ao trânsito. Não é um modo agressivo de punição imediata. Você está indo pelo caminho certo, que é o de estudar a cidade para ver as melhores alternativas a serem realizadas”, finalizou Gutto Prado.
A previsão para a atuação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito em Umbaúba é para abril, e inicialmente contará com a presença de 5 agentes em principais pontos da região.