Com a implementação de 34 câmeras de videomonitoramento no município de São Cristóvão, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ampliou as áreas monitoradas 24h na Grande Aracaju. Os equipamentos foram adquiridos pelo município, e as imagens dessas câmeras estão cedidas ao videomonitoramento do Ciosp por meio de um termo de cooperação assinado entre a SSP e a Prefeitura de São Cristóvão. As novas câmeras representam a ampliação total de 58 câmeras de segurança monitoradas em tempo real pelo Ciosp apenas em 2023.
De acordo com o diretor adjunto do Ciosp, major Jefferson Souza, com as novas câmeras da Prefeitura de São Cristóvão, a unidade de videomonitoramento duplicou a quantidade de equipamentos em funcionamento na Grande Aracaju. “Através de uma emenda parlamentar, nós conseguimos 24 câmeras neste ano que estão instaladas na região do Santa Lúcia, Jabutiana e Orlando Dantas”, relembrou.
“Associado a essas 34 câmeras que estão em São Cristóvão, nós cumprimos essa meta. as câmeras de São Cristóvão são fruto de termo de cooperação entre a prefeitura e a SSP. Por esse termo, essas câmeras passam a ser monitoradas 24h aqui no Ciosp. São equipamentos que estão instalados nos principais pontos do município de São Cristóvão, trazendo maior sensação de segurança”, complementou o major Jefferson Souza.
Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, é fundamental que os municípios adotem medidas que auxiliem nas políticas de segurança pública. “E nós, desde o primeiro momento, entendemos isso. Fizemos um trabalho com iluminação pública, adotamos a iluminação moderna de LED e também adquirimos 34 câmeras de videomonitoramento, com investimento de quase R$ 500 mil pelo município”, detalhou.
Com a implementação das câmeras de segurança em São Cristóvão, o trabalho da segurança pública é beneficiado no município. “Essas câmaras estão gerando imagens de todas as localidades, são 17 câmeras na região de zona de expansão de São Cristóvão, que envolve os bairros Eduardo Gomes, Rosa Elze, Tijuquinha, Madre Paulina, Luiz Alves, e Marcelo Déda, além de 17 no Centro Histórico”, especificou o prefeito.
Essas imagens passam a ser monitoradas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública da SSP. “Nós estamos disponibilizando para que o Ciosp possa monitorar e garantir segurança a quem mora, a quem vive e a quem visita a nossa cidade. Para além dessa disponibilização, as imagens serão utilizadas pela Guarda Municipal que está prestes a ser implantada”, ressaltou Marcos Santana.
Importância do videomonitoramento
Para o diretor adjunto do Ciosp, as câmeras exercem um duplo papel no trabalho da segurança pública. “Tanto preventivo, quanto repressivo. A simples presença da câmera já inibe qualquer tipo de ação simplesmente pela presença do equipamento no local. O repressivo pelos olhos treinados dos operadores de videomonitoramento, observando qualquer movimentação atípica”, especificou.
No tocante ao papel repressivo desempenhado pelo videomonitoramento do Ciosp, acontece o rápido acionamento das equipes da Polícia Militar, conforme salientou o diretor adjunto do Ciosp. “Há todo um treinamento e os operadores conseguem identificar a situação. Então, os operadores acionam as viaturas de serviço mais próximas ao local de ocorrência”, finalizou o major Jefferson Souza.
Fonte: SSP