VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA
04/06/2014 -
A população de Laranjeiras, em especial a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município, vem enfrentando sérios problemas com a segurança, ou melhor, com a falta dela. Os alunos vinham sendo vítimas constante de assaltos, roubos e até sequestros relâmpagos e, mesmo com a frequente promessa do Governo do Estado de que o policiamento seria intensificado, os casos continuavam sendo frequentes. A violência está tão grande que foi preciso uma medida drástica: a suspensão das atividades no campus.
Aqui mesmo, no Jornal do Dia, o descaso com a segurança no município já foi mostrado diversas vezes, mas nem a insistência da imprensa em destacar o assunto resultou em alguma atitude por parte dos responsáveis. O prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala, preocupado com a situação da população em geral e também dos estudantes, protocolou ofício ao reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, solicitando a participação em audiência que será marcada com o governador do Estado, Jackson Barreto.
O gestor espera poder contribuir com a discussão de ações de combate à violência, defendendo a manutenção do campus e a parceria com a UFS. O reito já confirmou a presença do prefeito na audiência. Enquanto isso, a comunidade e, principalmente, os estudantes, esperam ansiosos por uma solução. É inadmissível que uma instituição federal, localizada em uma cidade do interior, que é ponto turístico do Estado, tenha que fechar as portas por causa da insegurança. As ações de bandidos não podem vencer o direito à educação, conquistado com muito esforço por esses jovens.
NOTAS
INJUSTIÇA
O vereador de Areia Branca, Gibran (PDT), criticou o Governo do Estado em sua página em uma rede social. A revolta dele é por causa da obra de recuperação da estrada SE 160, que recebeu asfalto somente no trecho que liga a Usina Pinheiro, deixando mais de 400 pessoas com 6,5 km de lama, na mesma rodovia estadual. “Não é justo. Nossa luta é para que seja asfaltada a estrada que dá acesso ao Povoado Pedrinhas”, disse o gestor. Segundo ele, o município foi matéria de destaque em diversos veículos de comunicação do Estado, tratando do assunto. Falta somente a sensibilidade do governo. “Aguardamos o contato da Casa Civil, pois já se passaram duas semanas e não tivemos retorno”, destacou, lembrando ainda do apoio dos vereadores Demar, Zé Ailton do Junco, Régis Goes, Souza, Valdicelmo Batista Santos, Vaninha Silvania e da população Areiabranquense.
EM LISBOA
O senador Eduardo Amorim e o vice-presidente do Partido Social Cristão (PSC), pré-candidato à Presidência da República, Pastor Everaldo, estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira, 2, em Lisboa, com o deputado Carlos Páscoa (PSD-Portugal), responsável pelas relações entre os parlamentos português e brasileiro e com o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, para conhecer novas políticas públicas de excelência que possam ser aplicadas no Brasil. Já na terça-feira, 3, o senador deu continuidade à viagem e teve reuniões com membros do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica. Na quarta-feira, 4, Eduardo Amorim retorna a Brasília.
Outras Notícias