
Ação preventiva ao câncer de mama reúne centenas de mulheres em Pacatuba
Um dos projetos mais importantes de incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama esteve pela primeira vez na cidade de Pacatuba, distante 116 km de Aracaju. É a Unidade Móvel de Rastreamento da doença, que ficou instalada por três dias na praça da Prefeitura e beneficiou cerca de 400 mulheres, residentes na sede e nos povoados. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e teve como finalidade mobilizar a população para o combate ao câncer de mama.
Os atendimentos ocorreram em dois turnos diários, totalizando 140 mamografias por dia. O acolhimento se voltou para as pacatubenses com idade entre 50 a 69 anos, faixa etária mais acometida pela doença, segundo a secretária de Saúde, Jairlene Cardoso.
“Existe uma meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e pactuada com o município na qual devemos atingir 0,11% das mulheres da cidade com os exames preventivos. E apesar de existir uma rotina de marcação de exames, direcionando-as ao laboratório que somos parceiros, em Propriá, muitas vezes o número não é atingido, devido à demanda. Pensando nisso, decidimos entrar em contato com a prestadora dos serviços e conseguimos com muito esforço trazer para Pacatuba”, explicou a secretária.
Além das mamografias, foram realizados outros exames nas pacientes. “O primeiro atendimento foi o preenchimento da ficha de mapeamento, uma triagem realizada pelas enfermeiras e agentes de Saúde para saber o histórico familiar, dentre outras informações. Depois, as pacientes fizeram autoexame e mamografia. O resultado da última será entregue dentro de 45 dias”, acrescentou.
Informação - Outra ação concretizada pelas equipes da Saúde durante o evento foi a educativa. “Assim como costumamos fazer nos atendimentos diários da Atenção Básica, explicamos para as mulheres a importância do autoexame mensal, principalmente na fase da menopausa, na detecção precoce da doença. Não há melhor pessoa para conhecer seu próprio corpo do que a mulher. Portanto, sempre que realizamos a citologia, automaticamente fazemos o autoexame na paciente e a ensinamos. Toda essa explicação também foi repassada”, salientou Patrícia de Melo Santos, coordenadora de Atenção Básica de Pacatuba.
A coordenadora destacou ainda que a pretensão do município é ofertar o exame preventivo ao câncer de mama para 869 pacatubenses. “E para isso, já estamos preparando outros projetos, a exemplo do cronograma de ações que ocorrerá no mês de outubro, no ‘Outubro Rosa’. Sem contar que já estamos viabilizando a vinda da Unidade Móvel de Rastreamento em outro momento”, detalhou Patrícia.
Benefício – Para quem pôde fazer o exame, a iniciativa da Prefeitura de Pacatuba foi um grande benefício. É o caso de Cinézia dos Santos, de 64 anos. “Sempre faço esse controle, mas há alguns anos não conseguia marcar a mamografia. Fiquei muito feliz com a vinda da unidade móvel porque além de fazer o exame ainda consegui agendá-lo na cidade. Espero que outros eventos como esse venham a acontecer”, disse a senhora, satisfeita com o atendimento.
