Aracaju: Idosos são mobilizados para manter alimentação saudável e exercícios físicos

06/10/2014 às

Quem conferiu o encerramento do evento “Semana do Idoso”, desenvolvido pela Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, nesta sexta-feira, dia 3, no Conjunto Sol Nascente, ficou surpreso com o compromisso e disposição demonstrados por pessoas da terceira idade.  Moradores que seguem o Programa Academia da Cidade, e usuários inscritos no grupo convivência de idosos da Unidade de Saúde deram exemplos de vitalidade e zelo pela própria saúde, participando, durante a manhã, de um aulão de ginástica seguido de café da manhã com frutas e palestra sobre “Atitudes saudáveis na terceira idade”.

A enfermeira Irene de Alves de Deus reforçou que os profissionais de saúde do bairro sentem orgulho pelo êxito do evento que mobilizou os idosos do conjunto.  Foi proporcionado aos usuários da USF uma semana inteira de cuidados, abordando ações como roda de conversa sobre chás medicinais, sessões de alongamento, palestras sobre direitos dos idosos, entrega e preenchimento da caderneta do idoso, debates com conselheiros de saúde e verificação da pressão arterial.

Conforme Irene de Alves, uma das causas sociais que motivaram o evento foi o fato dos brasileiros estarem vivendo cada vez mais. Irene destaca que nos últimos anos, embora os índices de mortalidades entre os idosos tenha diminuído e a expectativa de vida aumentado,  o número dos que sofrem com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas ainda não reduziu.

“Hoje é fundamental que os serviços públicos de saúde tenham ações voltadas para cuidar das necessidades das pessoas da terceira idade. É não só uma forma de respeito e retribuição aqueles que sempre fizeram muito pela sociedade e dedicaram grande parte da vida para cuidar de todos nós, como uma maneira de mostrar que é essencial estar atendo à prevenção e promoção da saúde para se chegar a terceira idade vivendo com bem estar e disposição”, explicou a enfermeira.

Para a aposentada Maurita Fontes, 71 anos, o evento serviu para conscientizar as pessoas. “O idoso não deve ficar em casa e esquecer de se cuidar. Senti muitos benefícios em minha própria vida quando resolvi mudar a minha alimentação e fazer exercícios com mais frequência”, disse.

Maurita revelou que com ajuda de uma rotina de exercícios e sessões de fisioterapia sentiu redução significativas de dores na coluna. “Aconselho todos os idosos a superarem o preconceito de que nós devemos apenas ficar em casa. Precisamos nos cuidar e também fazer exercícios, afinal ainda preservamos desejo de viver e sentimentos de juventude acumulados”, afirmou.

Já Ana Angélica de Aragão, 71 anos, disse que há anos é seguidora do Programa Academia da Cidade que proporciona aulas gratuitas de ginástica nas praças do Conjunto Sol Nascente. “Graças à rotina diária de exercícios orientados pelos educadores físicos hoje vivo bem melhor de saúde. Emagreci e busco manter o peso adequado”, acrescentou.   

A Semana do Idoso também contou com a colaboração de professores e estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).