Avanços, mesmo com crise

25/08/2014 às
Foto: divulgação
De uma só vez, na última sexta-feira, 22, o prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, fez a entrega dos boletos do Programa de Inclusão Social (Bolsa/Pis), lançou e também entregou os cartões de débito do Programa Boa Mesa. O cartão é uma parceria com o BANESE e consiste no pagamento de R$ 50,00 aos beneficiários cadastrados pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social. Ele só poderá ser utilizado para aquisição de gêneros alimentícios no comércio local. Ao todo, 1.318 famílias estão sendo beneficiadas com os programas sociais e destes, 198 idosos de Rosário e Siririzinho também estão entre os contemplados.
 
Para Laércio Passos, as ações de sexta-feira reforçam o tripé administrativo de prioridades da sua gestão: social; educação e saúde. “O Bolsa Renda e o Boa Mesa são privilégios de poucos municípios. Tratam-se de programas de transferência de renda, em que os recursos públicos são repassados diretamente para as famílias mais carentes, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Mesmo com a queda brusca da arrecadação, fizemos questão não só de manter, mas de ampliar essas ações, pois temos consciência de que há muitas carências sociais a serem enfrentadas”, frisa o gestor. 
 
Na educação, Passos afirma que conseguiu muitos avanços, e desta, entre eles, a implantação este ano do 2º turno nas escolas, atendendo os estudantes com várias oficinas. “Tudo isso para melhorar o aprendizado das nossas crianças e adolescentes, além de acabar com a ociosidade, proporcionando um futuro de oportunidades”, justifica. Em relação aos professores, o prefeito disse que todos os direitos estão sendo respeitados e a prova disso é que Rosário tem a 6ª melhor educação em Sergipe de acordo com avaliação do Sintese. “Também estamos construindo uma escola e uma creche no bairro Mutirão que irá revolucionar a educação em nosso município”, completa. 
 
Na saúde, outro grande gargalo de qualquer administração pública, Laércio Passos garante que a rede municipal funciona de forma satisfatória e atende às demandas da população. “Hoje temos o hospital e a maternidade, que foram reabertos, e funcionam com recursos próprios. Eu digo que eles são o nosso cartão postal e qualquer cidadão rosarense pode visitá-los para ver como estão funcionamento bem. Temos equipamentos, realizamos exames e em outubro vamos instalar o raio-x. São vários serviços que evitam que os pacientes viagem para Aracaju para receber atendimento médico”, relata. 
 
“Vivemos uma crise nacional, com prefeituras consideradas ricas, como Canindé e Carmópolis, cortando gastos e investimentos. Rosário não é diferente. Mas aqui temos conseguido manter a qualidade dos serviços, investir no social, realizar obras e respeitar o direito do funcionalismo, que inclusive terá reajuste salarial retroativo a maio. Uma gestão que trabalha dessa forma mostra que tem compromisso com o município e com o seu povo”, ressalta Laércio Passos, mostrando fôlego para encarar novos desafios.
 
 
NOTAS
 
 
MOBILIZAÇÃO
 
A coordenação da campanha do deputado federal Rogério Carvalho, candidato ao Senado, realizou uma reunião em Aracaju na manhã da última sexta-feira, 22, com cerca de 50 prefeitos e diversas lideranças do interior do Estado. O objetivo foi mobilizar os parceiros para uma nova fase da campanha, já com os programas eleitorais sendo exibidos no rádio e TV. O ex-prefeito de Santana do São Francisco Ricardo Roriz disse que “Rogério vai ser a grande liderança do Nordeste”, já o ex-prefeito de Estância Ivan Leite, segundo suplente de senador na chapa, falou que “esse moço ainda vai dar muito orgulho para todos nós sergipanos. Rogério fez ressurgir a esperança de um Sergipe Melhor”. José Leal, prefeito de Indiaroba, garantiu que a cidade inteira está com Rogério e que ele será incansável na busca por votos na região. 
 
 
 
AÇÕES PARA A JUVENTUDE I
 
Como deputado estadual por três mandatos e prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), afirma que sempre destacou a importância que os jovens representam para o país e, em especial, para Sergipe. Durante seus mandatos nos poderes Executivo e Legislativo, Valmir Monteiro realizou várias ações voltadas ao público jovem. Em 2007, como deputado, ele foi o primeiro parlamentar a reivindicar a instalação de um Campus de Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto, beneficiando não só os jovens do município, mas de toda a região centro-sul de Sergipe. 
 
AÇÕES PARA A JUVENTUDE II 
 
A implantação do Campus permitiu que a cidade fosse a primeira do interior a possuir uma extensão da UFS com cursos nas áreas de saúde, entre eles o de medicina. Para Valmir, não é só uma transformação no ensino educacional, mas também de uma economia local. “O saber é a maior dádiva que uma pessoa pode ter na vida. Qualquer esforço que seja pelo ensino, a favor do conhecimento, valerá a pena”, enfatiza. “Aquele discurso de que os jovens são o nosso futuro não cabe mais. A juventude é o presente, e deve estar inserida e participando nas decisões do governo”, completa o candidato a deputado estadual.
 
SALA DE CONSULTORIA
 
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) está oferecendo um novo serviço aos seus associados. Trata-se da Sala de Consultoria, que passará informações técnicas detalhadas em três setores importantes: educação; saúde e convênios. O primeiro ficará a cargo de Humberto Gonzaga Lima, pedagogo com especialização em Direito Educacional, presidente do Conselho Municipal de Educação de Neópolis e coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCM-SE). Na saúde, a consultoria será oferecida por Adelmo Alves, secretário municipal de Saúde de Pirambu, membro-diretor (conselheiro) do CONSEMS (Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe), conselheiro-curador da Fundação Hospitalar de Saúde e membro titular do Conselho Estadual de Saúde. Antônio Roberto Santos será o responsável por prestar a consultoria na área de captação de recursos federais, através do aplicativo Siconv, especializado em propostas, prestações de contas e OBTV (Ordem Bancária de Transferências Voluntárias), inadimplência, acompanhamento e regularização do CAUC-SIAFI. Os técnicos estarão disponíveis dos prefeitos e auxiliares todas as quintas-feiras, no período da tarde, na sede da FAMES.
 
 
CONTAS REJEITADAS
 
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) julgou pelas rejeições das contas 2011 da Prefeitura de Porto da Folha (prefeito Manoel de Rosinha), das contas 2008 da Prefeitura de Riachão do Dantas (Laelson Menezes da Silva), das contas 2005 da Prefeitura de Santana de São Francisco (Gilson Guimarães Barroso) e das contas 2000 da Prefeitura de Estância (José Nelson de Araújo Santos). Dentre os 30 processos julgados houve ainda casos como de procedência de denúncia, glosa de ex-gestor de quase R$ 50 mil e ilegalidade de procedimento prévio de licitação. Todos os votos foram aprovados por unanimidade pelo colegiado e, em alguns casos, ainda cabe recurso junto ao TCE.