Cavalgada de Ponta de Areia encerra festejos juninos de Pacatuba
Após quase um mês de celebrações juninas em Pacatuba, município localizado no Baixo São Francisco, os festejos foram encerrados no último domingo (29), com a realização da cavalgada do povoado Ponta de Areia. Conduzido por Fabinho e Forrozão Carro de Boi, o evento contou a presença de centenas de cavaleiros e amazonas, residentes na cidade e região, que se divertiram embalados pela atração musical.
Assim como no domingo, no dia anterior, (28), o povoado Tigre também sediou uma cavalgada com a participação marcante de inúmeras pessoas, adeptas da montaria, que foram animadas pela banda Trovão da Vaquejada. “A presença de grande público foi fundamental para o sucesso dos nossos festejos. Mostra que todo o empenho e dedicação foram reconhecidos”, destacou Genivaldo Vieira dos Santos, secretário de Turismo e Eventos.
Vado, como é popularmente conhecido, enfatizou que além da contratação de atrações conhecidas nacionalmente para garantir o divertimento do público nos 23 dias de festa, a equipe priorizou os artistas do município. “Não poderíamos deixar as pratas da casa de fora. Não apenas nestas cavalgadas, mas em toda a programação eles foram inseridos, a exemplo dos dias 23 e 24, no São João da sede de Pacatuba”, esclareceu.
E não foram apenas as atrações musicais que ditaram o sucesso da festa em comemoração ao mês de junho. Apresentações culturais, cortejos de grupos folclóricos, eleição da rainha do festejo e o Casamento do Matuto, também foram destaques, assegurando bons resultados. “Os dois últimos, inclusive, já se tornaram tradição na cidade”, disse o secretário, continuando.
“Na escolha da rainha contamos com a participação de 9 escolas, sendo a campeã, com a aluna Ana Beatriz Silva, a Escola Municipal Dr. Ricardo Passos de Queiroz, do povoado Destilaria Santana. A jovem, além de ser apresentada no dia 23, desfilou pelas principais vias da cidade no Casamento do Matuto, que já acontece há décadas. Dois momentos marcantes e que certamente atraíram muitas pessoas à nossa cidade”, explicou Vado.
Outro fator de destaque nas celebrações juninas de Pacatuba foi a garantia de segurança à população e visitantes. “Apenas para a área reservada, contratamos 35 homens para fazerem a revista dos forrozeiros, que teriam acesso ao espaço. Além de usarem detectores de metais, eles estavam atentos a qualquer eventualidade e isso nos ajudou bastante. Graças a Deus, durante todos os dias, não houve registro de violência”, assegurou Vado.
Para o prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins, os festejos juninos do município ficaram para a história. “Mesmo com as cidades vizinhas ofertando programações, Pacatuba bateu recorde de público, inclusive nos povoados. Estou muito satisfeito com o que foi apresentado e, principalmente, com o reconhecimento das pessoas. Podem ter certeza que a tendência é melhorar cada vez mais. Muito obrigada a todos pelo prestígio”, celebrou Alexandre.
