Celulares roubados se tornam uma constante em Aracaju

07/07/2014 às
Imagem: Divulgação

O número de assaltos a celulares em Aracaju são uma constante. Apesar de ainda não existir uma estatística específica no que se refere a esse tipo de ocorrência, é cada vez mais comum os relatos de pessoas que foram vítimas de ladrões de celulares. As manifestações de pessoas nas redes sociais que relatam esse tipo de roubo são quase que diárias.


A estudante de fisioterapia Hillary Catherine, teve o celular roubado há cerca de dois meses, mas está revoltada com os testemunhos recentes de amigos dela que tiveram o celular levado por assaltantes. Ela já teve dois celulares tomados de assalto e um outro aparelho furtado dentro do ônibus, sem que ela se desse conta.

“Será que um dia eu vou olhar o face e não vou ver algum amigo dizendo que foi assaltado? Tá demais, três ou quatro amigos por dia postam que estão sem celular. Passei por isso há pouco tempo e é horrível. Ninguém pode ter nada hoje em dia”, desabafa a estudante.


A revolta dela se atribui ainda ao pensar nos receptadores para esse tipo de roubo. “Pior ainda é saber que existem pessoas que compram desses filho da mãe. Quem compra está estimulando ainda mais eles continuarem roubando. Quem compra um celular roubado chega a ser pior do que quem rouba”, acredita Hillary.


A estudante lembra que teve pelos menos três amigos que se queixaram nos últimos dias de ter o celular roubado. Sem contar as notificações de roubo que ela vê expostas nas mídias sociais. Hillary se diz revoltada e insegura com a situação, mas agora já sabe tomar algumas precauções para bloqueio do aparelho.


Bloqueio


Uma arma na luta contra o roubo de celulares é o bloqueio do IMEI. Realizar esse tipo de bloqueio em conjunto com o do seu chip GSM não permite que o ladrão que levou seu celular use, venda ou troque o aparelho. IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”.


Trata-se de um número único que identificada cada aparelho de telefone celular. O número IMEI é normalmente colado em um adesivo no compartimento da bateria. Outra forma de se obter o IMEI é digitar direto no aparelho o código: *#06#.


A orientação é se buscar entrar em contato com a sua operado informando o CPF no qual o seu celular foi cadastrado, e informando o número do IMEI do aparelho para fazer o bloqueio. Alguns celulares possuem esse número no fundo da embalagem onde veio o aparelho. Caso você tenha dúvidas de qual número de IMEI corresponde a seu aparelho, o ideal é procurar uma loja de sua operadora.

 

Sem estatísticas específicas

 

Apesar da incidência constante da ocorrência de roubos a celulares, não existe na Delegacia Plantonista de Aracaju, onde comumente é registrado Boletins de Ocorrência de roubos e furtos na capital, uma estatística relacionada especificamente a roubos e assaltos de aparelhos celular.

 

Segundo informação da Assessoria de Comunicação da Delegacia Plantonista, este tipo de ocorrência é registrada junto com roubos e furtos gerais. Ainda de acordo com a assessoria é impossível fazer um levantamento exclusivo desse tipo de ocorrência porque ela é registrada junto com outros roubos de objetos pequenos (carteiras, bolsas, etc).

 

Conforme a assessoria, somente roubos de objetos de grande porte como automóveis e motocicletas recebem uma atenção especial no que se refere ao levantamento e elaboração de estatísticas.