Horto Municipal de Aracaju produz mudas de forma sustentável com resíduos orgânicos de feiras livres

29/08/2025 às 10:49:12
Foto: Ascom Sema

Em Aracaju, frutas e verduras descartadas em feiras livres estão ganhando um novo destino. Por meio de iniciativa sustentável da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o Horto Municipal tem transformando resíduos orgânicos em substrato natural para a produção de suas mudas, um processo conhecido como compostagem. 

Após o encerramento das feiras livres na capital, os resíduos de frutas, verduras e legumes são descartados, e em vez de irem para o aterro sanitário, eles são coletados e encaminhados ao Horto Municipal pelo menos duas vezes por semana. Essa ação é uma forma de reciclagem que reduz o volume de lixo enviado para aterros, diminui a emissão de metano (causador do efeito estufa) e produz um fertilizante rico em nutrientes para plantas e solos.

O analista ambiental do Horto, Rafael Gouveia, explica como é feito o processo. “Aqui, a compostagem é realizada a partir dos resíduos da própria jardinagem e também de frutas, verduras e legumes recolhidos nas feiras livres de Aracaju. Dessa forma, damos uma destinação sustentável a materiais que, de outra maneira, seriam descartados no aterro sanitário, transformando-os em um substrato de alta qualidade. O processo acontece por meio de uma mistura equilibrada entre resíduos ricos em carbono, presentes na jardinagem, e resíduos ricos em nitrogênio, encontrados nos alimentos”.

De acordo com Maiara Santos, estagiária de agroecologia do Horto, o uso do composto produzido no próprio Horto para a produção de mudas gera também economia, pois diminui a necessidade de compra de insumos externos. “O substrato promove um sistema de produção sustentável, pois reduz a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros sanitários e por fim, o composto fornece nutrientes de liberação lenta e ajuda no condicionamento físico do solo”, afirmou.
 

Fonte: Prefeitura de Aracaju