Indicadores de segurança elevam Sergipe entre os estados com melhor desempenho no Brasil

27/08/2025 às 12:22:47
Foto: SSP

Como resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança pública, Sergipe foi elevado ao patamar dos melhores no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O posto leva em consideração indicadores relativos à incidência de crimes contra a vida – a exemplo dos homicídios dolosos e feminicídios. Nesse último, Sergipe aparece como o segundo estado com menor taxa de crimes cometidos em razão do gênero feminino e de violência contra a mulher. Atualmente, o estado ocupa a 7ª posição no quesito segurança pública no Brasil, tendo subido 11 colocações em relação a 2024. No geral, Sergipe figura como o 12º melhor estado do país. 

Para o governador Fábio Mitidieri, a conquista é fruto de uma gestão voltada para resultados consistentes. Ele lembrou que a segurança pública já vem trazendo bons indicadores para a população sergipana, integrando o rol de marcos importantes, como a nota A na análise de Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag) e a menor taxa de desemprego da história, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esses índices de entidades reconhecidas mostram que os avanços são reais, fruto de um trabalho que transforma. Não é apenas discurso, mas política na prática, que traz avanços para Sergipe e impacta positivamente a vida dos sergipanos”, ressaltou.

O secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, destacou que esta é mais uma conquista que ratifica a efetividade das ações que estão sendo implementadas pelas Polícias Civil, Militar e Científica no enfrentamento ao crime em todo o território sergipano. “Saímos de uma taxa de homicídios superior a 57,64 mortes por 100 mil habitantes em 2016 e, quase dez anos depois, temos uma taxa de 15,9 mortes por 100 mil habitantes, alcançando, em 2024, uma meta que era proposta pelo Governo Federal para o ano de 2030”, detalhou.

João Eloy evidenciou ainda que a queda na incidência de homicídios, indicador fundamental para atestar a garantia de segurança em um estado, é fruto de investimentos em concursos e equipamentos, estratégia e inteligência policial, investigações e operações. “Hoje, o cidadão sergipano percebe a presença da polícia nas ruas, o funcionamento das delegacias e a agilidade da nossa perícia na identificação da autoria dos crimes. Tudo isso contribui para prendermos os criminosos com provas robustas que incidem na condenação, evitando assim que novos crimes venham a ocorrer em nosso estado”, reiterou. 

Sobre a pesquisa

O Ranking de Competitividade dos Estados, criado em 2011, chegou à 14ª edição em 2025. Ele analisa 100 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e formar líderes públicos capazes de enfrentar os principais desafios do país. Por meio do ranking, o CLP avalia a administração pública, diagnostica prioridades e promove boas práticas entre os governos estaduais.

A iniciativa também auxilia o cidadão a compreender os desafios de seu estado, incentivando escolhas mais conscientes na política. Ao mesmo tempo, fornece aos gestores públicos uma ferramenta de planejamento que ajuda a alinhar as prioridades de governo às necessidades reais da população.

 

 

Fonte: SSP