Nossa Senhora do Socorro mantém baixo índice de infestação do mosquito da dengue

25/09/2014 às

Com a colaboração da população e o empenho dos técnicos do Setor de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município de Nossa Senhora do Socorro, continua com baixo índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

 

A constatação está nos números do 5º Ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). De 8 a 12 de setembro, os agentes visitaram 95% das localidades e chegaram ao índice de 0,60%, uma redução de 0,30 em relação ao quarto ciclo, que apresentou 0,90% de infestação. Desde o início do ano quando foi realizado o primeiro levantamento de 2014, o município se mantém abaixo do 1%.

 

De acordo com a tabela do Ministério da Saúde, quando o LIRAa atinge 1% há transmissão da doença, 3,9% é estado de alerta e ao atingir 5%, a situação é considerada de alto risco.  

 

Segundo o secretário da Saúde da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, Saulo Eloy Filho, embora a dengue esteja sob controle em todo o município, duas comunidades receberão uma atenção maior, o Parque Nossa Senhora de Fátima e a Taiçoca de Fora.



“Embora nossos agentes façam a parte deles inspecionando e tratando os depósitos de água limpa onde os mosquitos depositam os ovos, vamos solicitar à Secretaria de Saúde do Estado, a passagem do carro fumacê para matar o Aedes aegypti naqueles locais”, diz Saulo.

 

O secretário solicita à população socorrense que continue colaborando para manter o índice do LIRAa baixo, limpando os quintais e terrenos baldios, e tampando os depósitos de água.

 

Atualmente 90 agentes de Endemias trabalham no combate a dengue, dos quais oito visitam os pontos estratégicos nas BRs 101 e 235 e o Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro (DIS).