PF cumpre 12 mandados em Sergipe por fraude contra aposentados do INSS

09/10/2025 às 12:11:00
Foto: PF/SE

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira, 9, uma nova fase da ‘Operação Sem Desconto’, que investiga um esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. Em Sergipe, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, com foco em identificar pessoas usadas como testas de ferro no esquema criminoso.

As diligências ocorrem nos municípios de Aracaju, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto, com a participação de cerca de 50 policiais federais. Segundo a PF, os alvos são indivíduos que atuam como “laranjas” — ou seja, que figuram como representantes formais de entidades, empresas e bens utilizados para ocultar o patrimônio dos verdadeiros responsáveis pelos crimes investigados.

Ao todo, a operação cumpre 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em oito estados: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

A investigação apura crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, ocultação e dilapidação patrimonial. A fraude consistia na aplicação de descontos associativos não autorizados diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas, principalmente do INSS.

De acordo com a Polícia Federal, essa nova fase visa aprofundar a apuração e ampliar o rastreamento do dinheiro desviado, além de responsabilizar todos os envolvidos. As investigações seguem em andamento.

 

 

por João Paulo Schneider - Portal Infonet