Projeto prevê instalação de 100 bicicletários públicos em Aracaju

19/08/2014 às
Foto: divulgação
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a ONG Ciclo Urbano continuam avançando no projeto de instalação dos bicicletários públicos em Aracaju. Na manhã de ontem, 18, uma equipe do órgão e da ONG visitaram alguns locais na região central onde os primeiros bicicletários serão implantados.
 
Em andamento, o projeto prevê a instalação de 100 bicicletários públicos em diversos pontos da cidade, sendo mais de 30 deles do Centro. Locais como a Praça Camerino, onde o ciclista terá a possibilidade de integração com o modal do transporte público e proximidade com uma das faixas de pedestres da avenida Barão de Maruim, foi avaliado. A movimentação de pessoas também contribuirá com a instalação do bicicletário no local, já que isso inibe furtos e roubos.
 
Segundo o vice-presidente da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa, a quantidade de vagas disponibilizadas deve levar em consideração, principalmente as áreas de deslocamento de ciclistas e transeuntes. "A metodologia que a gente está usando é a proximidade com as faixas de pedestre e grande fluxo de passagem de pessoas. A proposta de colocar bicicletários nas esquinas dos calçadões é a melhor", comentou.
 
Por isso, um dos locais também avaliados para a implantação de um bicicletário público com dez vagas é o Calçadão da rua João Pessoa. Mas a SMTT não descarta a possibilidade de aumentar o número de vagas dos pontos analisados. A rua Pacatuba e a Praça Fausto Cardoso também foram visitadas. Para a diretora especial da SMTT, Shirley Barbosa, ir ao Centro ajuda no reconhecimento das características dos possíveis logradouros. "A visitação é necessária para determinar vários fatores externos. A gente pode escolher também um local com conforto término. Focar em lugar próximo a escolas, órgãos públicos. Não é possível instalar um bicicletário criando qualquer tipo de bloqueio, como, por exemplo, à travessia de pedestres", considerou.
 
Até a primeira quinzena de setembro, equipes da SMTT e Ciclo Urbano deverão visitar os outros locais selecionados e finalizar a pesquisa in loco. Após isso, a SMTT dará início ao processo licitatório para a implantação dos primeiros bicicletários públicos de Aracaju.