Seides apresenta ações voltadas para agricultura familiar
Nesta quarta-feira, 27, a equipe da secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) participou do Projeto Cidadania Rural, desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento do Estado de Sergipe (Pronese), e que visa realizar ações socioeducativas junto aos conselheiros municipais e representantes das associações comunitárias rurais. A participação da Seides na capacitação teve o intuito de apresentar de forma detalhada os programas e projetos desenvolvidos pela Seides em prol da agricultura familiar.
Na ocasião, a secretaria foi representada pelas diretoras do Departamento de Renda e Cidadania (DRC), Heleonora Cerqueira; e de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), Vânia Junqueira; além da técnica de referência do Programa Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico) do Departamento de Assistência Social (DAS), Rosângela Thelbald.
De acordo com Heleonora Cerqueira, a proposta da participação da equipe da Seides foi principalmente de explanar sobre as ações desenvolvidas pela secretaria voltadas para o agricultor familiar, além de estreitar o contato com a sociedade civil e famílias que vivem no campo, que são o público-alvo dos projetos e programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, através da Seides e Pronese. “O grande diferencial nos últimos anos tem sido a integração e parcerias das políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal. Cada vez mais, estamos nos somando para que as ações cheguem da melhor forma a quem mais precisa, em todo o estado. Além da política de assistência, estamos focando também na estruturação, inclusão e desenvolvimento de forma contínua e permanente para a população dos 75 municípios”, ressalta Heleonora.
Ações da Seides – Alguns dos programas e projetos desenvolvidos pela Seides e destacados durante a palestra foram: Mão Amiga, Apicultura, Piscicultura e Arranjos Produtivos Locais (APL’s), executados pelo DRC; o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Feira da Agricultura Familiar, desenvolvidos pelo DSAN; e o Bolsa Família e CadÚnico, coordenados pelo DAS.
Nesse contexto, a diretoria do DRC reforçou a continuidade das inscrições para o III Edital dos APL’s até o dia 14 de setembro. A prorrogação do prazo visa reforçar e ampliar ainda mais a divulgação deste edital para outros pequenos produtores que também tenham interesse, ampliando o número de beneficiários a serem atendidos.
A agricultora e vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tobias Barreto, Maria Vital de Macedo, com base na execução de outros projetos estaduais e municipais que já acompanhou, acredita na execução do Projeto Cidadania Rural como mais um exemplo de avanço nas políticas públicas rurais. “São nesses momentos que temos um contato mais direto com alguns gestores públicos estaduais e conhecemos ainda mais as ações desenvolvidas pelos vários setores do estado, nesse caso, com maior foco para a gente. Por isso, só temos a agradecer pela realização desse encontro e a atenção contínua do Governo do Estado”.
Na avaliação do presidente da Associação Comunitária Produtiva dos Moradores do Povoado Bonfim e adjacências do município Riachão do Dantas, José Alves da Silva, a oportunidade foi muito boa por ter lhe proporcionado novos conhecimentos, que irão auxiliá-lo a dar continuidade aos projetos, de forma mais autônoma, na comunidade onde mora. “Nessa capacitação conseguimos mais informações sobre como melhor organizar e tomar decisões que tragam outros benefícios para a gente, tantos nos projetos já em andamento quanto nos que ainda estão por vir”.
Segundo o diretor de operações da Pronese, Wallace Barreto, a ideia dessa capacitação surgiu, principalmente, da necessidade de uma melhor organização, planejamento e execução de metas e prazos de projetos dentro dos municípios. “O nosso intuito, com a realização dessas palestras é informar e orientar melhor os representantes de cada conselho e associação municipal para que, dessa maneira, eles possam formar com mais segurança uma diretoria, dentro de cada entidade, que possua mais habilidade para solucionar questões sobre os mais diversos assuntos”, conclui.
