SMTT Aracaju realiza mais de 1.200 vistorias em táxis e transporte escolar em 2025

03/09/2025 às 13:50:14
Foto: Ascom/SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju já realizou, no período de janeiro até o fim de agosto deste ano, um total de 1.250 vistorias em táxis e veículos de transporte escolar, uma média de 150 procedimentos por mês. A inspeção tem como objetivo garantir que os veículos estejam em plenas condições de segurança para a população.

Segundo o coordenador de Transportes Públicos da SMTT, Joandeson Soares, as vistorias são fundamentais para garantir a segurança de passageiros e motoristas. A obrigatoriedade desta inspeção segue um cronograma específico. “Essas vistorias são realizadas anualmente, sempre que o permissionário solicita a renovação do alvará. Mas isso não impede que, a qualquer momento, o permissionário possa ser convocado novamente para realizar uma nova vistoria, como por exemplo, se o motorista tiver se envolvido em alguma situação que comprometa os itens do veículo que são obrigatórios”, explicou.

Além da renovação do alvará, as vistorias também são exigidas em outros processos, como quando o permissionário dá baixa no veículo. “Isso acontece quando o motorista quer trocar o seu carro, então ele precisa trocar as placas e retirar as plotagens, para não dar duplicidade nos alvarás”, disse o coordenador.

Durante a vistoria, que é realizada no pátio da SMTT, são avaliados itens obrigatórios e de segurança, como faróis, retrovisores, lanternas, chaparia, tacógrafo, pneus e estepe, extintor de incêndio e cintos de segurança. Caso o veículo não seja aprovado, ele fica impedido de circular. “Nesse caso, nós informamos ao permissionário os itens que foram reprovados. Ele deve providenciar os reparos necessários o mais breve possível, e retornar com os itens em pleno funcionamento para que seja aprovado e sua situação seja regularizada”, destacou Joanderson Soares.

Vistoria

Para realizar a vistoria, o permissionário deve ir à sede da SMTT e fazer a solicitação para a renovação do alvará no Atendimento. Ele deve apresentar toda a documentação necessária, incluindo documento de identidade, CNH, comprovante de residência, certidão de antecedentes criminais, declaração de imposto de renda e certificado do curso de taxista ou de transporte escolar. “Uma vez que esteja com toda a documentação exigida, o veículo é encaminhado para a vistoria, que é realizada no mesmo dia, no pátio da SMTT”, explicou.

O coordenador também lembra que a população pode contribuir com a fiscalização. “Qualquer pessoa que observar alguma irregularidade no táxi ou em um transporte escolar pode denunciar à Ouvidoria da SMTT, seja em relação à condição visual do veículo ou em relação a irregularidades na conduta do motorista”, concluiu.

 

Fonte: SMTT