Vereadores de Aracaju recebem representantes da Associação de Carroceiros de Aracaju

Na manhã desta terça-feira, 30, os vereadores Sgt. Byron - Estrelas do Mar (MDB), Bigode do Santa Maria (PSD),Mauricio Maravilha (União Brasil) e Pastor Diego (União Brasil) receberam, na sala da presidência da Câmara Municipal de Aracaju, representantes da Associação de Carroceiros de Aracaju. Eles foram ao parlamento municipal reivindicar a regularização do exercício da atividade no município.
Segundo o vereador Sgt Byron - Estrelas do Mar, é preciso estudar uma alternativa ao uso da tração animal para garantir a continuidade da atividade e preservar o trabalho da categoria. “Eles vão encaminhar um projeto de lei para que possamos nos debruçar e entender a questão. Esse projeto deve ser construído por várias mãos, de modo que atenda os pleitos da comunidade. É preciso uma transição segura da atividade, do trabalho com tração animal para um meio que garanta a eles a dignidade e o sustento de suas famílias. Estamos estudando e avaliando maneiras de substituir o cavalo. As pessoas devem ter direito à dignidade para que o trabalho delas não seja extinto. Eles precisam ser capacitados para que possam garantir o sustento de suas famílias”.
Para o presidente da associação dos carroceiros de Aracaju, o diálogo com os vereadores foi um momento simbólico para a categoria. “Política é isso, é mesa de negociação. Nós sentamos, nós conversamos, nós dialogamos. E hoje é um marco histórico para os carroceiros”.
Ainda segundo o presidente da associação, não se pode criminalizar os carroceiros. Ele destacou que por meio do diálogo e da apresentação de propostas, é possível encontrar uma solução para regularizar o trabalho dos carroceiros de Aracaju.
“Estamos preocupados, estamos trazendo essa demanda e indo em busca do Estado, do município para que nos ajude a desempenhar nosso trabalho da forma correta, como vocês querem, uma regulamentação da atividade. Hoje, somos mais de 1600 carroceiros só no bairro Santa Maria”.
O vereador Bigode (PSD), que tem origens no bairro Santa Maria, mostrou-se favorável à regulamentação da atividade. "Esse problema é um dos problemas que vem se arrastando de longas datas, é a mesma coisa do problema da lotação da zona de expansão. Se tirar esses profissionais da rua como eles vão sobreviver? Eu estou a favor dos carroceiros. Vamos aguardar que o projeto seja protocolado na Casa, que se façam Audiências Públicas para discutir a questão e, a partir de então, podermos levar essa questão ao plenário”.
Fonte: CMA