Publieditorial
Chega a oitava edição, desta vez, no Município de Itabaianinha, o “Sergipe é Aqui”, que contabiliza soluções e melhorias para a população. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) faz parte desses resultados e esteve presente no Sul sergipano, na manhã desta sexta-feira, 28, com vários serviços que facilitam o dia a dia das comunidades, como a análise de faturas, renegociação de dívidas, possibilidades de descontos, além da distribuição de 200 mudas e 8.000 copos de água.
Para a presidência da Deso, a oferta de mais de 100 serviços distribuídos entre secretarias, órgãos e autarquias da gestão estadual tem grande importância. Juntamente com o governador, Fábio Mitidieri, a Deso dá prioridade a todos os clientes, ao que se refere ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, por isso, a importância da presença da empresa em mais uma edição deste programa, com os benefícios que a Deso oferece em termos de renegociações, meio ambiente com a distribuição de mudas e a unidade móvel, que explica através de uma maquete, todo o trajeto que a Deso faz da captação ao tratamento de esgoto. Muitos investimentos estão em andamento na região, a exemplo de R$ 13 milhões no Município, referente ao esgotamento sanitário.
Serviços
Estiveram presentes: o 'Deso Móvel', onde é possível solicitar a segunda via, o parcelamento, a análise de faturas, ligação ou religação, tudo em um mesmo ambiente para maior comodidade do usuário, além do programa 'Tarifa Social', com a possibilidade de ter até 50% de desconto na tarifa de água, caso o usuário se enquadre nos critérios socioeconômicos. O programa 'Saneamento Expresso', com a Unidade Móvel de Educação Ambiental, que é itinerante e possibilita levar à população, informações sobre meio ambiente e saneamento, em veículo tipo ônibus, adaptado e equipado com maquetes didáticas e funcionais, que retratam todo o ciclo do saneamento.
De acordo com a Coordenação de Educação Ambiental, agregar informações sobre o trabalho que a Deso executa teve alcance positivo, além do estreitamento de parcerias com as escolas de Itabaianinha. A proposta que faz parte da comitiva da Deso e com o Programa do Saneamento Expresso utiliza ferramentas da Unidade Móvel de Educação Ambiental, para passar um pouco mais do sistema operacional da Empresa. O público, nesta edição, foi voltado para o escolar, atendendo mais de 150 alunos, algo que agregou bastante. Conversas com professores locais aconteceram, onde foram detalhados os projetos que são desenvolvidos e que atendem escolas da rede municipal e estadual.
Para a Coordenação do Atendimento Social da Deso, programas como esse, são oportunidades únicas para a Companhia conseguir ampliar seus serviços e, principalmente, informar a população sobre o funcionamento deles. É um momento em que é ampliada a divulgação do benefício da Tarifa Social, com o envolvimento da população em diversos atendimentos. Por isso, já nas outras salas de espera, funcionários foram até eles e multiplicaram a divulgação dos serviços da Companhia, pois muitas pessoas desconhecem.
Em que condições o cliente poderá solicitar a tarifa social?
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único) e com cadastro atualizado;
- Ter renda da família residente no imóvel de até 1/4 salário-mínimo por pessoa;
- Ser consumidor monofásico de energia elétrica com média mensal de consumo de até 120kwh/mês;
- Estar devidamente cadastrado como proprietário ou usuário do imóvel em que pleiteia o benefício;
- Estar com imóvel cadastrado na categoria residencial;
- Estar cadastrado em apenas uma matrícula na Deso;
- Não possuir débitos pendentes;
- Preencher questionário socieconômico, disponibilizado pela Deso.
Da Assessoria de Comunicação