A Delegacia de São Cristóvão com apoio do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), Instituto de Identificação e Prefeitura Municipal realiza nesta quinta-feira, 26, na sede da unidade policial, um mutirão de conciliação para atender 80 casos relativos à violência doméstica, brigas entre vizinhos e outros crimes de menor potencial ofensivo. Também está previsto a retirada de 150 carteiras de identidade.
De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, os casos de conciliação foram agendados de acordo com o registro de boletins ocorrência feito nos últimos meses na delegacia. O objetivo é fazer com que as partes se entendam, evitando que o problema aumente e que um futuro processo seja instaurado na Justiça.
Segundo a delegada Érika Farias, das conciliações agendadas e realizadas até às 10h de hoje as partes chegaram a um consenso e o caso foi encerrado. “Quando o caso é de violência doméstica, por exemplo, e não há acordo entre os envolvidos pedimos medida protetiva e passamos a judicializar a ocorrência”, argumenta.
Além de contribuir para redução de processos na Justiça e com a paz social, o mutirão oferece a possibilidade das pessoas mais necessitadas conseguirem retirar a carteira de identidade na própria cidade onde reside sem ter que se deslocar para a sede do Instituto de Identificação em Aracaju. O mutirão começou às 7h da manhã e prossegue até às 13h desta sexta-feira.